Temer participa de reunião da OMC em Buenos Aires

A maior expectativa em relação ao encontro é a rodada de reuniões paralelas entre Mercosul e União Europeia

dom, 10/12/2017 - 11:02
Antônio Cruz/Agência Brasil Antônio Cruz/Agência Brasil

O presidente Michel Temer embarca no início da tarde deste domingo (10) para Buenos Aires (Argentina), onde participará da abertura da reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC). A partida do presidente está marcada para as 13h20.

Às 16h45, Temer participa da sessão de abertura da reunião e voltará para o Brasil ainda neste domingo, com chegada prevista para as 22h30.

A maior expectativa em relação ao encontro é a rodada de reuniões paralelas entre Mercosul e União Europeia, que tem chances de terminar com um anúncio histórico: a conclusão do ponto de vista político das negociações do acordo de associação entre os dois blocos, depois de 20 anos de altos e baixos. No melhor dos cenários, alguns pontos ainda ficarão em aberto, mas haverá um rumo claro a ser percorrido pelos técnicos até a efetiva assinatura do acordo.

Para os negociadores, o ideal é anunciar o "acordo político" durante o evento, que termina na quarta-feira. Além de Temer, participam da cerimônia de abertura da reunião da OMC neste domingo o presidente argentino Maurício Macri, e os presidentes do Paraguai, Horácio Cartes, do Uruguai, Tabaré Vázquez, e do Chile, Michelle Bachelet.

COMENTÁRIOS dos leitores