Oficina apresenta tratamento natural da aromaterapia

Workshop promovido pela Associação Novo Encanto e pelo Girassol Terapias Holísticas será nesta sábado (2), em Belém

sex, 01/02/2019 - 09:58
Divulgação Concita Baía é educadora ambiental, terapeuta holística e socióloga Divulgação

Neste sábado (2), a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, em parceria com a Girassol Terapias Holísticas, promove o workshop “Introdução à Aromaterapia”, ministrado pela aromaterapeuta Concita Baía, idealizadora da Girassol. O evento será das 8 às 18 horas, com intervalo para almoço. As inscrições já estão abertas.

Segundo a terapeuta, o workshop pretende mergulhar durante oito horas no mundo dos aromas, aprender sobre as suas propriedades por meio dos sentidos, explorar o poder dos óleos essenciais abordando desde os conceitos fundamentais da aromaterapia até seus aspectos práticos. Ela explica que  a “terapia do olfato”, como é chamada a técnica, é um tratamento natural que utiliza as propriedades curativas presentes nas moléculas químicas dos óleos essenciais, responsáveis por produzirem o perfume das plantas aromáticas.

Os óleos essenciais (OE) são substâncias orgânicas e naturais. Voláteis e altamente concentrados, são muito potentes e, apesar de serem chamados de óleos, não são substâncias oleosas. Na aromaterapia, os óleos essenciais são a forma mais concentrada de energia vegetal. Os OE podem ser obtidos através da destilação a vapor d’água de certas partes das plantas, tais como: flores (lavanda francesa e ylang-ylang), frutos (anis estrelado e may chang), folhas (patchouli e manjericão), raízes (vetiver), rizoma (gengibre) e madeira (sândalo, palo santo e cedro Virgínia). Também podem ser obtidos por pressão a frio da casca (frutos cítricos: laranja, limão sicilano, bergamota, mandarina, grapefruit e tangerina. A aromaterapia tem servido como um importante apoio a tratamentos tradicionais de saúde. 

Criada em 1990, a Associação Novo Encanto é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) desde 2010. A qualificação de OSCIP é um reconhecimento oficial dado a entidades do terceiro setor que facilita parcerias e convênios com órgãos governamentais e públicos, permitindo que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda. 

Desde 2013, a Novo Encanto está associada e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico Social das Nações Unidas (ECOSOC-ONU), um dos seis órgãos principais do Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU). No Pará, a Novo Encanto tem atuado nas cidades de Parauapebas, Santarém e Região Metropolitana de Belém (Benevides e Ananindeua), tendo também uma cadeira no Conselho Consultivo do Parque Estadual do Utinga e atuando e diversas ações de educação ambiental.

Concita Baía é socióloga, educadora ambiental, terapeuta holística e aromaterapeuta, capacitada pelo Vishwa Aroma. Dedica-se ao desenvolvimento da aromaterapia desde 2013. É facilitadora de cursos, oficinas e workshops.

Serviço

Workshop de Introdução à Aromaterapia.

Quando: 02 de fevereiro de 2019 – sábado.

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h (08 horas de carga horária).

Onde: Espaço Clima Ameno – Travessa Timbó, 259, entre 25 de setembro e Almirante Barroso.

Valor: R$ 100,00 (cem reais).

Inscrições: (91) 99943 0912 – Liliana Ciuffi.

Informações para imprensa: Dani Franco (91) 98425 6171.

Da assessoria do evento.

.

 

COMENTÁRIOS dos leitores