Online: LeiaJá vence o Prêmio Abrafarma de Jornalismo

Pelo segundo ano consecutivo, LeiaJá brilha na premiação que reconhece as melhores reportagens brasileiras sobre o setor farmacêutico

qui, 06/12/2018 - 06:55
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Danillo Campelo, João de Lima, Thiago Graf, Rafael Bandeira e Nathan Santos participaram da reportagem vencedora Júlio Gomes/LeiaJáImagens

O LeiaJá brilhou mais uma vez no meio jornalístico. A reportagem ‘Assistência farmacêutica instiga revolução na saúde’ venceu a categoria ‘Online’ do Prêmio Abrafarma de Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. É o segundo ano consecutivo que o portal conquista premiação; em 2017, além de ter a melhor matéria da plataforma internet, o LeiaJá se sagrou vencedor do grande prêmio da Abrafarma.

O evento de premiação foi realizado na noite dessa quarta-feira (5), em uma casa de eventos localizada em São Paulo. O Prêmio - que está em sua quarta edição - busca valorizar reportagens que abordem o mercado farmacêutico em suas diferentes vertentes. A reportagem do LeiaJá mostra como os serviços de saúde estão sendo expandidos nas farmácias brasileiras e de que maneira essa expansão refletiu no mercado de trabalho dos farmacêuticos, nas empresas e na população. O repórter Nathan Santos é o autor da matéria, a edição de texto é do jornalista Thiago Graf, as imagens são do repórter fotográfico Rafael Bandeira, a montagem do conteúdo visual é de Danillo Campelo e as artes são de autoria do designer João de Lima.

Para o repórter Nathan Santos, o tema da matéria é relevante para o mercado farmacêutico e principalmente para a população que necessita dos serviços de saúde. “É importante que as pessoas saibam dos atendimentos farmacêuticos realizados por profissionais qualificados nas redes brasileiras. Não se trata de uma substituição do serviço médico; é uma atividade que complementa os tratamentos de saúde”, destacou Santos. Sobre a premiação, o repórter parabenizou o trabalho feito pelo LeiaJá.

Jornalistas participaram da premiação na noite dessa quarta-feira, em São Paulo. Foto: Cortesia

“Tenho um prazer enorme de trabalhar com grandes profissionais da área de Comunicação. O prêmio é mais um reconhecimento à excelência jornalística do LeiaJá que sempre produz grandes reportagens multimídias”, comentou Nathan Santos, que comemora seu oitavo prêmio jornalístico.

De acordo com o editor textual Thiago Graf, a reportagem vencedora reforça as farmácias brasileiras como espaços que vão além de estabelecimentos comerciais. “A cada dia, esses locais deixam de, exclusivamente, só vender medicamentos e seguem ampliando a assistência de saúde para a população. As perspectivas são animadoras para o setor que deve se consolidar como pilar importante para a saúde das pessoas”, analisou.

O repórter fotográfico Rafael Bandeira descreveu a impressão que teve em acompanhar, durante as apurações da reportagem, os contatos entre consumidores e farmacêuticos. “O interessante de ter participado foi ver a relação de proximidade entre clientes e farmacêuticos. É algo que eu não imaginava que fosse tão importante para quem frequenta as farmácias. Os profissionais passam a conhecer com mais profundidade os consumidores e os ajudam a manter a saúde, além de, muitas vezes, criar laços de amizade”, comentou Bandeira.

Responsável por dar corres e dados às artes da reportagem, o designer João de Lima destaca que o recurso deixa ainda mais claros para os leitores dados do setor sobre a assistência farmacêutica. No caso da ilustração, você pode trazer informações de uma maneira mais leve e que demandam menos esforço dos leitos para fixarem informações específicas. O leitor se sente ainda mais confortável acompanhando as reportagens, fica mais prazeroso”, acrescentou João.

Mais de 40 trabalhos foram inscritos na disputa. Além da conquista do LeiaJá na categoria ‘Online’, o Abrafarma de Jornalismo premiou matérias de outras plataformas. Confira:

Melhor matéria e Impresso: Isabel Filgueiras - O Povo-CE Reportagem: Protagonismo, farmacêuticos voltam a assumir papel importante no setor (Série especial)

Revista: Rita Cirne - Valor Setorial Reportagem: Farmácia Popular Ameaçada

Rádio: Lorena Pelanda - Rádio BandNews FM Curitiba Reportagem: Panorama do consumo e distribuição de remédios no Paraná (Série Especial)

TV: Band RS – Jornal da Band - Juliano Zarembski Reportagem: Anvisa aprova aplicação de vacinas em farmácias no país

Mais premiações

A Abrafarma também realizou o ‘Prêmio Parceiros do Ano’, que reconhece empresas do setor que se destacaram ao comercializar, durante 2018, produtos ligados ao segmento farmacêutico. Na ocasião, o CEO da Associação, Sergio Mena Barreto, comemorou a atuação das grandes redes de farmácias, que hoje já somam mais de 7 mil unidades em todo o Brasil.

“Em 2018, as redes abriram cerca de 500 novas lojas e registraram um crescimento de quase 8%. No período, foram gerados mais de 5 mil postos de trabalho”, disse Barreto, conforme informações da assessoria de imprensa.

LeiaJá também

--> LeiaJá conquista prêmio nacional de jornalismo

--> LeiaJá vence o Prêmio Urbana de Jornalismo

--> LeiaJá conquista o Prêmio MPT de Jornalismo

--> LeiaJá é finalista em duas categorias do prêmio CNH

--> LeiaJá é finalista do 24º Cristina Tavares de Jornalismo

COMENTÁRIOS dos leitores