UNAMA Ananindeua usa luz especial para o Outubro Rosa

Fachada do prédio destaca a cor da campanha de combate ao câncer de mama e do colo do útero

sex, 05/10/2018 - 11:08
Ascom UNAMA Fachada do prédio da UNAMA Ananindeua, na BR Ascom UNAMA

Durante todo o mês de outubro, a UNAMA Ananindeua, campus BR, estará com iluminação diferente na fachada do prédio. A cor rosa será predominante como forma de manifestar apoio ao Outubro Rosa, campanha de combate ao câncer de mama e do colo do útero.

Para Tamara Damasceno, diretora da UNAMA Ananindeua, este mês é muito especial para a universidade, por causa do Outubro Rosa e pela grande festa religiosa do povo paraense, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. “Outubro é um mês muito especial para nós, porque nós temos um calendário social que a gente trabalha o ano todo. Além do Outubro Rosa, a gente tem toda a preparação para os romeiros do Círio. Toda a nossa ação é voltada para o atendimento à comunidade”, disse Tamara.

O movimento Outubro Rosa, que existe desde 1990, estimula a participação da população na ação de conscientização de informações sobre o tema. “O sentimento é um sentimento de compartilhamento da equipe. A gente está com a equipe toda voltada para essas ações, que vai culminar no dia 31 de outubro, e a gente inicia também as atividades do novembro azul, no mesmo dia”, disse a coordenadora.

  Para Tamara, ações como essa permitem o compartilhamento de informações junto à comunidade. “A responsabilidade da universidade é devolver para a sociedade toda a nossa produção, a capacidade que nós temos de produzir conhecimento, atingir um certo nível elevado de percepção e reflexão na sociedade. A gente tem essa responsabilidade”, afirmou.

  Adriana Sá, coordenadora do curso de Enfermagem da UNAMA, conta que na região norte os índices de câncer de colo do útero são maiores do que o de câncer de mama. “No Brasil, essa campanha de conscientização teve início em 2011, introduzindo a campanha de prevenção de câncer de colo de útero”, concluiu.

 Por Rosiane Rodrigues.

COMENTÁRIOS dos leitores