Prefeitura de Belém promove blitz educativa em shopping

Ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito e incentiva a educação para a cidadania e o respeito às leis

seg, 24/09/2018 - 16:16

A prefeitura de Belém, por meio da SEMOB (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém), promoveu na quinta-feira (21) uma blitz educativa para conscientizar motoristas sobre as vagas reservadas a idosos e deficientes físicos no estacionamento do Shopping Castanheira, localizado na rodovia BR-316. A ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito, uma programação que incentiva a educação e o respeito entre motoristas e pedestres.

“O objetivo dessa ação é conscientizar as pessoas para as vagas especiais, que são reservadas para idosos e deficientes. Eles têm direito como cidadãos. Além disso, a gente também está aqui para fazer emissão da carteirinha que dá direito a estacionar nessas vagas”, explicou Tatiane Pinheiro, chefe do setor de educação da SEMOB.

Adilson Rodrigues estava no shopping, e disse que a ideia é importante para diminuir conflitos no trânsito e em outros lugares. “Eu acho muito importante essa ação porque, por falta de conscientização, estão acontecendo muitas brigas e há falta de respeito”, afirmou o vendedor.

Vestidos de palhaços, os arte educadores da SEMOB abordavam e orientavam de forma lúdica os motoristas que estacionavam nas vagas especiais sem credencial. “Nós passamos o ano todo em contato com o trabalho de trânsito. Quando chega esse momento, a gente está mais dentro dessa relação de contato com as pessoas, tentando transmitir o respeito”, disse Wallace Horst, um dos arte educadores.

Para Leandro Quinderé, essa parceria funciona muito bem. “O nosso trabalho no teatro casa certinho com o que a educação da SEMOB pede porque a gente trabalha com a ludicidade, seja na história do palhaço ou na do teatro dentro dos ônibus, nas praças, nas ruas, semáforos, aonde houver trânsito”, disse o ator.

Por Fernanda Cavalcante.

COMENTÁRIOS dos leitores