Terreiros de Olinda recebem ação de saúde

O projeto conta ainda com atividades de cidadania e direitos humanos

ter, 12/06/2018 - 15:04
Tânia Rego/ Agência Brasil Objetivo do projeto também é quebrar mitos e preconceitos contra as religiões de matriz africana Tânia Rego/ Agência Brasil

A partir desta terça-feira (12) até dezembro, Olinda recebe uma ação denominada "Saúde nos Terreiros". Os eventos contam com ações de saúde, cidadania e direitos humanos.

O primeiro local a receber o projeto foi o Terreiro de Xambá - Quilombo Urbano, Portão de Gelo, em São Benedito. Na área de saúde, os adeptos de matriz africana e moradores da área foram contemplados com testes rápidos de HIV e sífilis, atendimento clínico, palestras, mamografia de rastreamento, teste de glicose, aferição de pressão e avaliação nutricional, além da emissão do cartão SUS.

Também ocorreram emissão de cartão de cadastro de estacionamento para idosos, CadÚnico, orientações sobre intolerância contra idoso, mulher, LGBT, religiosa, e outros tipos.

O objetivo das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda é realizar a ação todo o mês para um terreiro diferente. O objetivo, segundo as secretarias, é quebrar mitos e preconceitos contra as religiões de matriz africana.

COMENTÁRIOS dos leitores