Rotativo do cartão é mais usado por quem tem menor renda

A modalidade dura 30 dias e é utilizada pelo consumidor que paga um valor abaixo do integral da fatura do cartão

por Nataly Simões ter, 12/06/2018 - 15:28

O rotativo do cartão de crédito é mais usado por consumidores com menor renda e menos tempo de emprego, de acordo com a pesquisa realizada pelo Banco Central e divulgada hoje (12), em Brasília, no Relatório de Economia Bancária. A modalidade dura 30 dias e é utilizada pelo cliente que paga um valor abaixo do integral da fatura do cartão. Após o prazo, as instituições financeiras transferem a dívida para o crédito parcelado.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu que, a partir deste mês, a taxa de juros para clientes regulares e não regulares deve ser a mesma. Até entrar em vigor a nova regra, os consumidores inadimplentes caíam no rotativo não regular, com taxa de juros mais alta que a cobrada dos clientes adimplentes.

A pesquisa realizada pelo BC aponta que no rotativo regular 63,5% dos consumidores têm emprego formal, 28,5% são beneficiários do Bolsa Família, 13,5% estão desempregados sem nenhum auxílio e 2,6% recebem seguro desemprego. No caso do rotativo não regular, 54,3% dos indivíduos encontram-se empregados formalmente, 29,6% recebem Bolsa Família, 20,5% estão desempregados sem auxílio e 3,9% recebem seguro-desemprego.

Além disso, entre os analfabetos o saldo devedor do cartão de crédito é dividido em 38% à vista ou parcelado com o lojista, 32% no rotativo regular, 27% parcelado com juros e 6% na modalidade não regular.

O Banco Central informou que as taxas de juros são menores para os clientes com renda maior, idade mais avançada, alto nível de instrução e menos dívidas, pois apresentam um perfil de risco menor para as instituições financeiras.

A pesquisa do BC entrevistou 49,9 milhões de consumidores, com saldo na carteira ativa de cartão de crédito de R$ 191 milhões em dezembro de 2017. Do total, 15,6 milhões possuíam débito no rotativo regular e 2,6 milhões tinham saldo devedor no rotativo não regular.

COMENTÁRIOS dos leitores