Favela em São Paulo terá seu próprio banco e própria moeda

Paraisópolis, a maior comunidade em SP terá moeda chamada de Nova Paraisópolis

seg, 07/05/2018 - 17:11

Segundo a IBGE, a maior comunidade de São Paulo, Paraisópolis, terá sua própria agência bancária, que se chamará Banco de Paraisópolis. Os moradores a administrarão e terão sua própria moeda apelidada de Nova Paraisópolis, que será impressa e circulará apenas dentro do bairro.

Os moradores poderão obter contas correntes, cartão de débitos e aplicativo para celular, além de priorizar empréstimos que financiem o comércio local, já que há cerca de 8 mil estabelecimentos comerciais no bairro. E quem tiver a conta no banco, terá descontos no comércio credenciando.

Os juros e taxas de funcionamento serão usados para financiar causas da comunidade, como construções de moradias e canalização, pois apesar de toda essa “fama” a comunidade vive sérios problemas de pobreza extrema e tráfico de drogas.

Segundo a Rede Brasileira de Bancos Comunitários, funcionando às margens dos grandes bancos, de forma independente, existem 103 dessas instituições operando no país que giraram R$ 40 milhões entre 2016 e final de 2017. 

Para quem desconhece, os bancos comunitários existem há mais de 20 anos no Brasil e o primeiro Banco foi em Palmas, criado em 1998 na Favela de Palmeiras.

*por Tayná Barros

COMENTÁRIOS dos leitores