Guarulhos confirma mais duas mortes por febre amarela

Um caso foi de infecção no próprio município e outro em Nazaré Paulista

por Aquiles Marchel Argolo seg, 16/04/2018 - 16:38

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos informou que o Instituto Adolf Lutz confirmou mais duas mortes por febre amarela, sendo um autóctone (infectado no município) e o outro caso foi trazido de Nazaré Paulista. Já são 26 mortes confirmadas entre os 54 casos registrados da doença na cidade.

O caso da contaminação em Guarulhos é de um senhor de 64 anos, que trabalhava como caseiro em um sítio na Água Azul (bairro da cidade perto da região de mata). A vítima foi vacinada no dia 1° de março, mas já estava infectada antes mesmo de criar imunidade, já que é necessário dez dias para que a vacina comece a proteger o organismo.

Ele sentiu os primeiros sintomas no dia 10 de março e foi internado no Hospital Geral de Guarulhos, mas a piora do estado de saúde o levou à morte cinco dias depois.

A segunda ocorrência é de um homem de 62 anos, morava no Jardim Jovaia e não estava imunizado. Ele foi infectado em visita a um sítio em Nazaré Paulista, onde costumava passar a maior parte do tempo. No dia 10 de março apresentou os primeiros sintomas e foi encaminhado para o Hospital e Maternidade de Guarulhos - Grupo NotreDame Intermédica, mas acabou falecendo no dia 13.

Por conta dos casos confirmados, a Secretaria de Saúde reforça a importância das pessoas serem vacinadas e evitarem ir à regiões de risco antes de dez dias após a imunização.

A campanha de vacinação contra febre amarela continua nas 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

COMENTÁRIOS dos leitores