Delegacia recebe denúncias sobre maus-tratos aos animais

É possível fazer o comunicado à Polícia Militar de São Paulo de forma anônima e segura, basta entrar no site oficial da Depa e clicar na opção "denunciar"

por Caroline Nunes qua, 14/03/2018 - 15:04

Nesta quarta-feira (14) é celebrado o Dia Nacional dos Animais. Aproveitando a data, o governo estadual de São Paulo alertou a população sobre a Delegacia Eletrônica de Proteção dos Animais (Depa).

Na unidade é possível registrar boletins de ocorrência (B.O) descrevendo os maus-tratos aos animais de forma anônima e segura. Basta acessar o site da Depa e clicar na opção "denunciar". É necessário notificar data, local e horário aproximado em que ocorreu o crime e identificar o autor pelo nome ou apelido, se houver. O animal pode ser classificado por espécie (cão, gato, pássaro etc) e se é adulto ou filhote. Quanto mais detalhada a denúncia, melhor para a apuração policial.

São Paulo também possui a Divisão de Investigação sobre Infrações e Maus-Tratos a Animais e demais crimes contra o Meio Ambiente. Criada em 2013, a pasta é responsável pela investigação de abusos, torturas e demais atos de crueldade com animais.

Os denunciados podem ser enquadrados na Lei Federal 9.605/1998, que prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de pagamento de multa.

COMENTÁRIOS dos leitores