Material escolar tem diferença no preço de até 260%

A análise do Procon-SP verificou itens como apontador, borracha, caderno, canetas esferográfica e hidrográfica, colas em bastão e líquida, fita corretiva, giz de cera, lápis preto e colorido, lapiseira, marca texto, massa de modelar, papel sulfite, pintura a dedo, refil para fichário, régua e tesoura escolar

por Caroline Nunes qui, 11/01/2018 - 17:14

Uma recente pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP, na capital paulista, mostrou uma diferença de preço de 260% para o mesmo produto: uma caneta esferográfica nas cores: azul, vermelha e preta da Faber Castell. Em um estabelecimento custa R$ 1,75 e em outro R$ 6,30.

Entre a penúltima pesquisa realizada pelo Procon, em 2015, e essa de 2017, em 136 produtos comuns houve acréscimo de 9,25% no preço. O IPC-SP (Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo), referente ao período, registrou uma variação de 2,45%.

Realizada entre os dias 07, 08 e 11 de dezembro de 2017, em nove estabelecimentos, a análise verificou itens como apontador, borracha, caderno, canetas esferográfica e hidrográfica, colas em bastão e líquida, fita corretiva, giz de cera, lápis preto e colorido, lapiseira, marca texto, massa de modelar, papel sulfite, pintura a dedo, refil para fichário, régua e tesoura escolar.

Para conferir a pesquisa completa, acesse: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/RTMATESCOLAR2018.pdf .

COMENTÁRIOS dos leitores