Transtornos da sexualidade devem ser atualizados pela OMS

Lista de doenças e classificações serão revistas após quase três décadas e transtornos mentais terão maior destaque nos debates segundo especialistas

por Wagner Silva qui, 04/01/2018 - 10:38

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que irá incluir transtorno de incongruência de gênero na lista de doenças que assolam a humanidade. A atualização da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, conhecida pela sigla CID, não sofre alterações desde 1990. De acordo com os especialistas que debatem as mudanças, os males referentes à saúde mental precisam de maior atenção.

O psiquiatra Jair Mari é um dos brasileiros que fazem parte da iniciativa e defende também a eliminação dos subtipos de esquizofrenia e a reclassificação do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Os problemas referentes aos males do sono e disfunções sexuais também podem ser revistos. “Devem ser removidas as categorias ‘aversão sexual’ e ‘falta de prazer sexual’, que geralmente são associadas a ideia de frigidez feminina”, de acordo com o médico.

Outra mudança prevista pela CID-11 é a reclassificação do Transtorno de Identidade de Gênero que será redefinido como Transtorno de Incongruência de Gênero e terá uma classe especial dedicada às crianças. “O item sadismo provavelmente será acrescido da palavra coercivo para diferenciar da prática de forma consensual. Espera-se que as propostas sugeridas melhorem a conceituação destas condições de saúde, promovam a melhoria do acesso aos serviços de saúde, a formulação de leis mais adequadas, políticas e padrões de atendimento e reduzam a discriminação”, afirmou Mari.

COMENTÁRIOS dos leitores