Pets precisam de cuidados na estação mais quente do ano

No verão, suco, água e até frutas congeladas podem ser oferecidos a cães e gatos

por Scila Brito sex, 29/12/2017 - 07:17
Pixabay Pixabay

Com a chegada do verão, época que todo mundo está disposto a curtir sol, água de coco e praia, todo cuidado é pouco com os pets. O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade UNINASSAU Pituba, Alex Barbosa, explica quais são os cuidados que se deve ter com os animais de estimação na época mais quente do ano.

Segundo o médico veterinário, períodos quentes e úmidos são os mais favoráveis para infestação por ectoparasitas em animais domésticos de companhia. No entanto, não há uma sazonaliadade específica, "podendo ocorrer durante todo o ano". O doutor ainda alerta, pois,  “como estamos na época do verão, a umidade e o calor são mais favoráveis para a infestação dos ectoparasitas, e os donos também contribuem pois trazem esses nos calçados e vestimentas”, explica.

Alex ainda cita alternativas de combate dessas pragas. “O uso de variados tipos de fármacos que podemos encontrar no mercado como loções, shampoos, sabonetes e talcos são aliados na prevenção e combate”.

Os pets também precisam arejar, se distrair e se hidratar. O especialista recomenda passeios nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, por conta dos raios solares, sempre acompanhado de uma garrafinha de água para que o animal possa se hidratar durante a caminhada.

Devido às altas temperaturas, sucos de frutas ou frutas congeladas em forma de cubos podem ser oferecidos garantindo a eles saúde e diversão. O veterinário ainda alerta em relação aos ambientes fechados que podem aumentar a hipertermia, causando pânico, estresse e até óbito do animal.  “É importante observar o comportamento e garantir o bem-estar do seu pet, qualquer alteração no animal deve-se procurar um veterinário o mais rápido possível”, enfatiza.

Com todos esse cuidados a diversão estará garantida nesse verão. Seu pet irá lhe agradecer e isso fará com que aumente a expectativa de vida dele.

COMENTÁRIOS dos leitores