Saiba o que abre e fecha no dia de Nossa Sra. da Conceição

Em comemoração ao dia de Nossa Senhora da Conceição, alguns serviços têm horário e funcionamento alterados

por Naiane Nascimento qui, 07/12/2017 - 10:34
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo A Festa do Morro recebe uma multidão de fiéis e, este ano, será comemorada a 113º edição Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Para os católicos recifenses, 8 de dezembro tem grande significado, afinal, se comemora o Dia de Nossa Senhora da Conceição. Em homenagem, desde o dia 29 de novembro acontece a Festa do Morro, onde é recebida uma multidão de fiéis na paróquia situada no Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. 

Em comemoração a esse dia, a capital pernambucana ganha um feriado, o que muda a dinâmica do comércio e alguns serviços na cidade. Confira o que abre e fecha na data:

Comércio do Centro do Recife

Com a proximidade das festas de final de ano, o comércio do Centro do Recife está abrindo as portas, inclusive aos domingos. No feriado também não será diferente o funcionamento será normal na sexta-feira (8), das 9h às 17h. Além disso, outros serviços da segurança pública, como policias e corpo de bombeiros, manterão o plantão e terão efetivo nesta localidade.

Shoppings

Shopping Boa Vista – abre no seu horário normal, às 9h, e fecha às 22h, seguindo o cronograma de fim de ano, com uma hora a mais de expediente;

Shopping Recife – terá funcionamento normal, das 9h às 22h; 

Shopping RioMar – terá funcionamento normal, das 9h às 22h;

Plaza Casa Forte – O atendimento será das 10h às 22h;

Shopping Guararapes – receberá os clientes das 9h às 22h;

Shopping Tacaruna – terá abertura das 9h e fecha às 22h. Já o Hiper Bompreço abre uma hora mais cedo, às 8h e fecha às 22h.

Outros serviços

Detran-PE

As unidades dos shoppings Guararapes, Costa Dourada, Caruaru, Radio Difusora, Expresso Garanhuns e Petrolina funcionarão normalmente, assim como o Ciretrans. Já, devido ao feriado local, ficam fechadas as unidades Shopping Plaza, Shopping Recife, Tacaruna, Vitoria Park, Expresso Boa Vista, Expresso Cordeiro e Expresso RioMar. A Sede também não efetuará serviços. 

Prefeitura do Recife

De acordo com a Prefeitura do Recife, alguns serviços oferecidos pela administração pública estarão disponíveis e outros só voltarão a atender o público na segunda-feira (11). Confira:

Edifício-Sede - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. O atendimento ao público retorna na próxima segunda-feira (11) na Reciprev e Saúde Recife, das 8h às 17h, e no edifício-sede da Prefeitura, das 07h30 às 13h.

Postos de atendimento ao contribuinte - Em virtude do feriado do Dia de Nossa Senhora da Conceição, o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e demais postos que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar estarão fechados. No sábado (09), o expediente nos postos do Cordeiro e do Pina funcionam em horário habitual. Informações sobre IPTU, ISS, certidões e taxas referentes ao município podem ser obtidas no link http://portalfinancas.recife.pe.gov.br

Ficarão fechadas as unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e da Soledade funcionam até o meio dia desta quinta-feira (7), reabrindo normalmente na segunda-feira (11). O Procon Recife estará fechado na sexta-feira (8), incluindo a sede e os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna.

Cultura 

Museu da Cidade do Recife - localizado no Forte das Cinco Pontas, funciona normalmente, abrindo na sexta, sábado e domingo, das 9h às 17h. A dica é conferir a exposição 1817 - Revolução Republicana, em homenagem ao bicentenário do movimento que é um dos mais importantes capítulos da história pernambucana.

No sábado (9) haverá a exibição de fotos e vídeos produzidos pelos concluintes do curso de graduação e da especialização As Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual, da Universidade Católica de Pernambuco. A exibição é aberta ao público terá início às 17h. 

Paço do Frevo - Na sexta, das 9h às 17h, o espaço estará aberto para contar as histórias do ritmo, das agremiações e dos personagens do ritmo considerado patrimônio imaterial da humanidade. 

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) - Com exposição recém inaugurada, sobre o artista que batiza o equipamento, o Mamam não vai abrir na sexta, mas funciona normalmente no sábado e domingo, das 13h às 17h, com a exposição de litogravuras dedicadas a Olinda.

Sítio Trindade - abre normalmente de sexta a domingo, das 5h às 19h, com parque infantil, pista de cooper e espaço de sobra para toda família. No sábado, a partir das 5h, tem a tradicional feira orgânica.

Meio ambiente 

Jardim Botânico do Recife e o Econúcleo Jaqueira - funcionarão nesta sexta (8).  Arte-educadores realizarão atividades educativas e lúdicas com base na temática ambiental nos dois espaços públicos, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA).

O Jardim Botânico do Recife fica no Curado e abre das 9h às 15h30. O acesso é gratuito. No feriado, a programação de arte-educação do JBR começa às 9h30, com contação de história. Às 10h30, haverá oficina de origami intitulada Resíduo nos Eixos. À tarde, o público contará, a partir das 14h, com a atividade Histórias Cantaroladas. Em seguida, às 15h, haverá exibição de curtas ambientais.

O Econúcleo Jaqueira funciona das 9h às 17h e está localizado no Parque da Jaqueira, ao lado do Posto de Saúde. Na sexta (8), a programação tem início com uma oficina de vermicompostagem. Às 10h, os visitantes poderão fazer a trilha ambiental Patrulha da Natureza e às 11h, uma oficina de teatro. Durante a tarde, haverá uma trilha ambiental às 14h e o Jogo da Memória Ambiental às 15h. A última atividade prevista é a exibição de curtas ambientais, às 16h.

Ciclofaixa, academias e lazer 

As ciclofaixas funcionarão normalmente das 7h às 16h, em todas as rotas. As Academias Recife não funcionarão e retornam normalmente no sábado (9). Os parques da Macaxeira e Santana abrem normalmente ao público das 5h às 23h. O projeto Lazer na Rua, que fecha parte da via em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem para uso da população, também acontece no feriado, além do tradicional domingo. 

Mercados e feiras 

O horário dos mercados públicos será alterado neste feriado, funcionando das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores fecham neste dia. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado. 

COMENTÁRIOS dos leitores