Veja dicas do Procon-SP para utilizar o 13º salário

Pagamentos de dívidas, investimento em viagens e aplicação na poupança são algumas sugestões para a utilização do dinheiro extra

por Caroline Nunes seg, 04/12/2017 - 15:41

O Procon-SP divulgou quatro dicas de utilização do 13º salário. O objetivo é que o cidadão aproveite a renda extra da melhor forma. As informações foram divulgadas hoje (4), no site oficial da instituição.

A primeira sugestão é que o consumidor pague as dívidas em atraso, como cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e financiamentos. O Procon-SP orienta que as dívidas que cobram juros mais altos sejam priorizadas. A segunda dica sugere que, caso o cidadão não tenha dívidas, é viável investir o dinheiro extra em viagens ou compras de final de ano. “Pesquise bem os preços, liste todas as despesas do mês e as que envolvem as festas e relacione todas as pessoas que você deseja presentear, estipulando um valor máximo", diz o Procon-SP. Caso o cidadão decida por utilizar o dinheiro em uma viagem, a dica é que ele escolha o destino com antecedência, calcule os possíveis gastos com hospedagem, passagens, alimentação, aluguel de automóvel, combustível e pedágios.

A terceira sugestão diz para o cidadão poupar o dinheiro para os possíveis gastos do começo do ano, como IPVA, IPTU e materiais escolares. Por último, o Procon-SP sugere que o dinheiro seja investido após uma análise de aplicações disponíveis no mercado financeiro. “Leve em consideração o período em que deseja usar o dinheiro, o tempo necessário para render o valor desejado, a rentabilidade oferecida e o risco do investimento escolhido”.

COMENTÁRIOS dos leitores