Procon-SP divulga dicas para aproveitar a Black Friday

O órgão diz que é necessário planejar e estipular um limite de gastos, acompanhar a evolução dos preços para verificar se há mesmo desconto, observar a reputação do vendedor e suas políticas de troca; confira

por Caroline Nunes ter, 21/11/2017 - 15:34

Na próxima sexta-feira (24) será realizada mais uma edição da Black Friday, um evento que promete descontos em boa parte dos produtos do comércio. Com isso, o Procon-SP divulgou algumas dicas para os consumidores comprarem com segurança.

A primeira sugestão é para que o cidadão realize um planejamento das compras. De acordo com o Procon-SP, é viável fazer uma lista do produtos que serão adquiridos e estipular um limite de gasto para não estourar o orçamento. A segunda dica sugere que o comprador acompanhe a evolução dos preços dos produtos ou serviços, anotando as informações para identificar se o produto está mesmo com desconto.

O Procon-SP também sugere que o comprador verifique a reputação do vendedor, principalmente no caso de compras pela internet. O nome do fornecedor e os preços praticados devem estar sempre em destaque e com fácil visualização na página de venda. É direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar sua pesquisa e escolha. A quarta dica sugere que o consumidor observe o prazo de entrega, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal, e se informar antecipadamente sobre a política de troca da empresa.

A última sugestão diz que o consumidor tem sete dias para devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. “Se a compra foi feita à distância, internet ou telefone, o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto”, diz o Procon-SP.

COMENTÁRIOS dos leitores