Manifestantes entram em confronto com a polícia no Recife

Grupo se dirigiu ao Palácio do Campo das Princesas e foi recebido por policiais e segurança do Palácio

por Naiane Nascimento qua, 11/10/2017 - 12:24

Na manhã desta quarta-feira (11), movimentos por moradia realizaram vários atos na capital pernambucana e outros pontos da Região Metropolitana do Recife. Com a promessa de que iriam em direção à Câmara dos Vereadores, o grupo se dirigiu ao Palácio do Campo das Princesas onde foi recebido por policiais e seguranças da sede do governo. 

Um confronto foi iniciado quando uma comissão de 35 pessoas queria entrar no Palácio para conversar com um representante do governo, mas foram impedidos de ingressarem com tal número de integrantes. A determinação era de que apenas 14 deveriam seguir para a conversa com as autoridades. Ao ser negada a entrada os manifestantes começaram a retirar os cavaletes e, com a chegada do Batalhão de Choque, o confronto começou com bombas de gás, spray de pimenta e balas de borracha. O LeiaJá esteve no local e constatou pessoas passando mal e feridos. Em meio ao confronto, um idoso foi atingido na cabeça por uma bala de borracha e foi encaminhado ao Hospital da Restauração.  

Com a situação controlada, o grupo seguiu para a Avenida Guararapes com medo de que mais confrontos aconteçam, mas garantiram não ter hora para o fim da manifestação. Eles frisaram que o grande número de representantes se dá pela quantidade de lideranças e que só encerrarão o protesto e terão diálogo se os 35 integrantes forem recebidos.

Embed:

O movimento

Entidades de Moradia Popular Urbana se reuniram em vários pontos de Pernambuco para pedirem por moradia, nesta quarta-feira. Entre os pontos levantados em pauta está a entrega de 30 mil habitacionais e a exclusão do programa Minha Casa Minha Vida para a faixa de renda 1. As BRs 101 e 232; Avenida Cruz Cabugá, Avenida Agamenon Magalhães e Cais de Santa Rita ficaram fechados com pneus e entulhos em chamas para anunciarem o protesto e suas reivindicações. 

*Com informações de Jameson Ramos

COMENTÁRIOS dos leitores