Petróleo tem queda significativa com dólar forte

O índice DXY do dólar se fortalece nesta manhã, fator que tende a pesar nos preços do petróleo

seg, 02/10/2017 - 08:50

Os futuros de petróleo operam em baixa significativa nesta manhã, mantendo a tendência da madrugada, em meio à força do dólar ante outras moedas e sinais de avanço na produção da commodity.

Às 8h35 (de Brasília), o petróleo tipo Brent para dezembro caía 1,81% na IntercontinentalExchange (ICE), a US$ 55,76 por barril, enquanto o WTI para novembro recuava 2,01% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 50,63 por barril.

Investidores se mostram preocupados após uma recente pesquisa da Reuters revelar que a produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cresceu em 50 mil barris por dia em setembro, indicando que o cumprimento do atual acordo para reduzir a oferta caiu para 86%.

Desde o início do ano, a Opep e dez grandes produtores que não pertencem ao cartel vêm buscando cortar sua produção combinada diária em 1,8 milhão de barris. O pacto vencerá em março de 2018 e há rumores de que poderá ser estendido, durante reunião da Opep marcada para novembro.

O índice DXY do dólar se fortalece nesta manhã, fator que tende a pesar nos preços do petróleo.

Além disso, a commodity é influenciada por um movimento de realização de lucros, após acumular fortes ganhos no terceiro trimestre. O WTI da Nymex, por exemplo, encerrou o período de julho a setembro com valorização de 12,2%, após dois trimestres de resultados negativos, exibindo seu melhor desempenho desde o segundo trimestre de 2016. Fonte: Dow Jones Newswires.

COMENTÁRIOS dos leitores