SES anuncia Campanha de Vacinação contra Raiva Animal

A previsão é que a campanha aconteça no dia 21 de outubro e os municípios deverão atingir pelo menos 80% da população de cães e gatos.

por Vitória Vieira qua, 13/09/2017 - 15:30
Agência Brasil / Marcelo Camargo Cada município deve atingir 80% da população de cães e gatos Agência Brasil / Marcelo Camargo

Profissionais da 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS) participaram nesta terça-feira (12) de uma reunião, na sede do órgão, em Campina Grande, para discutir estratégias para a Campanha de Vacinação contra Raiva Animal. De acordo com o chefe do Núcleo do Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde, o veterinário Assis Azevedo, o percentual mínimo que cada município deve atingir é de 80% da população de cães e gatos.

A meta é imunizar 522.373 cães e 191.911 gatos na Paraíba. O dia D da campanha será 21 de outubro, mas alguns municípios vão começar as aplicações antes, para poder atender às áreas rurais e de difícil acesso.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deve receber as doses nesta quarta-feira (13) e iniciar o repasse para as Gerências Regionais de Saúde de todo o Estado. De acordo com orientações passadas aos profissionais dos municípios sobre a vacina, as aplicações devem ser feitas em animais a partir dos três meses de idade e, para os animais que vão receber a vacina pela primeira vez, uma segunda dose deverá ser aplicada de 30 a 45 dias depois.

Estavam presentes na reunião os coordenadores municipais de Vigilância Ambiental e de Imunização e médicos veterinários que foram orientados a conscientizar a população sobre a importância da vacinação antirrábica, considerando que a doença é de alta letalidade.

COMENTÁRIOS dos leitores