Delegado participa de debate sobre crime organizado

Carlos Eduardo Vieira, da DRCO, falou da ação das milícias que tomam conta de áreas da periferia de Belém e analisou ações de combate à criminalidade

ter, 12/09/2017 - 17:28

Mílicias, crime organizado e a onda de violência na capital paraense estiveram entre as questões abordadas pelo delegado Carlos Eduardo Vieira, da DRCO (Divisão de Repressão ao Crime Organizado), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará (Segup), em debate com alunos de mestrado da Universidade da Amazônia (Unama). O evento ocorreu na quarta-feira (6), no campus Alcindo Cacela da instituição.

Delegado titular da Delegacia de Repressão e Defraudação Púublica, vinculada à DRCO, Carlos Eduardo Vieira falou sobre o conceito de crime organizado. “O crime organizado é um instituto que surgiu no Direito Internacional, ou seja, é de fora do Brasil, e foi aos poucos sendo colocado no território brasileiro, incorporado à nossa lei, para que houvesse uma repressão a esse tipo de criminalidade”, disse. 

O delegado analisou uma ação policial recente que desmantelou, em Belém, grupos de extermínio. “Tivemos uma ação da Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar em que houve um combate a um crime organizado violento, que no caso seriam milícias, que tomam conta de uma forma ou de outra cobrando para dar aquela falsa segurança em área delimitada. Na verdade atuam da seguinte forma: dando proteção, fornecendo serviços, inclusive executando adversários e outros criminosos”, explicou.

Everaldo Marques, formado em Direito e organizador do evento, propôs a discussão desse tema no grupo de estudo do mestrado pela importância para a compreensão da realidade brasileira. "Eu sempre gostei muito de Direito Penal, mas por não acreditar na forma como é composto o sistema penal eu me interessei em estudar exatamente para achar uma solução, porque sabemos muito pouco da realidade do crime organizado", disse.

Fernanda Carneiro, formada em Direito e estudante do mestrado, disse que tratar sobre o crime organizado em Belém é enriquecedor para a dissertação do seu mestrado. "A palestra será importante para fomentar minha dissertação. Os conhecimentos que os doutores e delegados apresentarem serão essenciais para eu ter uma boa noção do assunto", afirmou. Veja vídeo abaixo.

Por Letícia Aleixo e Maria Clara Silva.

Embed:


 

COMENTÁRIOS dos leitores