Mostra Zoológica busca promover a biodiversidade

Evento promovido por universidade estadual também antecipa a comemoração do Dia Mundial dos Animais

seg, 04/09/2017 - 16:25

Insetos, ossadas gigantes de baleias e crânios fizeram parte a IV Mostra Zoológica da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizada todos os anos pela universidade em alusão ao Dia Mundial dos Animais, comemorado em 4 de outubro. A ação ocorreu na última quarta-feira (30), no Espaço de Convivência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE)/Campus I.

Em seu quarto ano consecutivo, a mostra tem o objetivo de divulgar a grande biodiversidade da Amazônia. “Essa é a nossa 4ª edição da mostra zoológica de biodiversidade amazônica, e hoje estamos dando ênfase maior ainda na mostra para a biodiversidade daqui porque ainda existem muito grupos desconhecidos de animais”, explica a coordenadora e curadora da mostra, a professora Ana Lúcia Gutjahr.

A coordenadora também enfatizou a importância de repassar o conhecimento acerca da biodiversidade amazônica para a conscientização da preservação da natureza. “Considerando o processo de desenvolvimento da região, os ambientes estão sendo alterados, e por conta disso muito da biodiversidade está sendo acometida do processo de extinção”, conta Ana Lúcia. “Estamos aqui pra mostrar e divulgar conhecimento sobre a biodiversidade amazônica para as escolas, pessoas e quem quiser vir. É interessante entender que para preservar é necessário saber o porquê e como”, enfatiza.

Foram convidadas onze escolas públicas e privadas para a visitação da mostra. Crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer e aprender sobre diversos tipo de animas. A aluna Mikaely Alves, de 13 anos e estudante do 7º ano, se encantou principalmente com os animais invertebrados da mostra. “Achei interessante, porque eu não sabia muita coisa e aprendi hoje. Eu já fui quase ferrada por um bicho na praia, não fui porque eu corri, e hoje eu fiquei sabendo o que era esse bicho, um caranguejo gigante”, contou Mikaely.

Os monitores e apoiadores da mostra, assim como a coordenadora, fazem parte da iniciação científica da Uepa, através do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Biodiversidade Amazônica, em que graduandos, mestrandos, doutorandos e alunos de ensino médio participam. Participando pela primeira vez como monitor da mostra zoológica, Gabriel de Jesus, de 16 anos, está no seu primeiro ano do ensino médio e conta que a iniciativa proporciona conhecimentos que o ajudam nas matérias escolares. “Está sendo uma experiência muito agradável poder estar ajudando aqui, são coisas que eu não fazia nem ideia que tinham. O que eu vejo aqui me ajudar muito nas aulas de biologias na escola, é uma grande oportunidade”, conta Gabriel.

Dia Mundial do Animal - O conjunto de ossos, crânios, insetos, conchas, carapaça e invertebrados faz parte da Coleção Zoológica Didático-Científica Dr. Joachim Adis, da Uepa. As ações promovidas também iniciam as comemorações alusivas ao Dia Mundial dos Animais, que acontece em 4 de Outubro. A universidade sempre antecipa eventos da temática. A data visa sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e preservar todas as espécies.

A quarta edição da Mostra Zoológica também contou com a presença de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O profissional auxiliou pessoas surdas durante as explicações dos monitores, promovendo a acessibilidade e inclusão social.

Por Ariela Motizuki.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores