Planos de saúde perdem beneficiários

Região Sudeste apresenta o maior número de cancelamentos

por Caroline Nunes sex, 19/05/2017 - 14:53

Segundo o boletim divulgado hoje (19) pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), quase um milhão de contratos com planos de saúde foram rompidos no último ano.

O mercado brasileiro de planos de saúde finalizou o mês de abril com queda de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. Estes dados significam a perda de 962 mil vínculos. Os números atuais mostram que a quantidade de beneficiários médico-hospitalares no país foi reduzida para 47,5 milhões.

Além do resultado negativo, o superintendente executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, destaca que ainda não há indicação segura de que o mercado irá mudar nos próximos meses. “Enquanto a situação econômica do País não mudar e, principalmente, o saldo de empregos voltar a crescer, provavelmente não teremos aumento significativo no número de beneficiários”, disse Carneiro. 

De acordo com a Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), dos 962 mil vínculos rompidos nos 12 meses encerrados em abril deste ano, 742,8 mil se concentram na região Sudeste do país. São Paulo e Rio de Janeiro foram os que mais perderam beneficiários. Em São Paulo, houve retração de 2,6%, equivalente a 475,8 mil pessoas. No Rio de Janeiro, a queda foi de 3,2%, com 181,2 mil vínculo rompidos.

COMENTÁRIOS dos leitores