Ocupe Estelita realiza evento no Cais neste domingo (21)

"Ocupe+5" contará com debates, entretenimento, exposição de fotografia e muita música, além de reflexão política a cerca do atual momento do Brasil

por Eduarda Esteves sex, 19/05/2017 - 12:16
LeiaJáImagensArquivo Mais de 1500 pessoas confirmaram presença virtualmente LeiaJáImagensArquivo

Neste domingo (21), em celebração aos cinco anos do Movimento Ocupe Estelita, o entorno do Cais será ocupado novamente. Como edições anteriores, a programação do "Ocupe+5" contará com debates, entretenimento, exposição de fotografia e muita música, além de reflexão política a cerca do atual momento do Brasil. O evento será a partir das 14h na Avenida Engenheiro José Estelita, no bairro de São José, área central do Recife. 

No evento oficial do Facebook, um campanha de arrecadação de recursos está sendo viabilizada entre os participante do movimento. O objetivo é custear o pagamento de toda a estrutura necessária para montar a programação do encontro. Mais de 1.500 pessoas confirmaram presença virtualmente. 

Confira a programação:

Debates

Aula pública do projeto ‘História ao Ar Livre” que faz das praças e ruas o espaço para aulas públicas. O tema do domingo é “Pernambuco: uma história de luta”.

Debate com militantes da Ocupe Estelita sobre a situação do Cais José Estelita em torno da pergunta que norteia o evento: ‘Que lutas cabem no Cais?’

Debate com a Troça Carnavalesca Empatando a tua Vista sobre “Sátira e Gréa como instrumento revolucionário”

Debate com o Coletivo RUA com o tema “Lembrar para fortalecer: experiências de ocupações na Região Metropolitana do Recife”.

Debate com o grupo Meu Recife sobre Cidadania e Ativismo nas redes.

Lançamento

Wanderlyne Selva lança o livro ‘Mini Manual Expandido e Incompleto do Guerrilheiro Urbano’, do qual foi organizadora. A publicação é a primeira do coletivo Ferramenta Sinistra.

Teatro

O espetáculo ‘O Mascate, a Pé rapada e os Forasteiros’ é um projeto do ator Diógenes Lima, que vem desde 2011 pesquisando e montando a peça através da linguagem do teatro de objetos. Ele traz uma reflexão sobre as cidades de Recife e Olinda e suas transformações.

Audiovisual

Exibição das produções do coletivo FavelaNews, das Mulheres do Audiovisual de Pernambuco, do THCine e de filmes e vídeos produzidos pelo coletivo de produção audiovisual do #OcupeEstelita.

Fotografia

Exposição fotográfica Memórias do Cais, de Ben Wiedel-Kaufmann e Larissa Alves, trabalho inédito, oriundo de visitas em 2010 e 2011 aos moradores das casas que existem no Cais.

Praias do Capibaribe

O Coletivo Praias do Capibaribe propõe intervenção lúdica através da ocupação do espaço público durante o evento OcupeEstelita+5. Para isso o grupo irá disponibilizar piscinas, guarda-sois, graminha para todos levarem suas cadeiras e cangas e poder desfrutar da paisagem.

Feira

Uma feira livre autogestionada convida quem tem interesse em expor e oferecer produtos e serviços com preços e processos produtivos justos. Quem se interessar pode publicar no evento ‘OcupeEstelita+5’ no facebook.

Música

Presença do pianista Jonathas Onofre, que faz show com participação da cantora Aninha Martins.

A Batalha da Escadaria leva seu tradicional duelo de MCs para o Cais

Okado do canal com suas letras de protesto

DJ Charles o anima a festa da roda de breaking com bboys e bgirls de Recife e Olinda.

Banda Pau de Dar em Doido (banda conhecida por representar a psicodelia nordestina de Lula Côrtes e Zé Ramalho)

DJ Pós, do Melodia do Budega.

COMENTÁRIOS dos leitores