Confira o que abre e fecha no feriado de Tiradentes

Horário de atendimento de alguns estabelecimentos terá alteração na sexta-feira (21)

por Naiane Nascimento qui, 20/04/2017 - 12:39
Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo Tiradentes será um feriado na sexta-feira e altera funcionamento de estabelecimentos Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo

Comemorado no dia 21 de abril, o feriado de Tiradentes será nesta sexta-feira, com isso, alguns estabelecimentos ganharão horário especial de atendimento. Confira o que muda no comércio e algumas instituições.

Comércio no Centro e Bairros 

O funcionamento na sexta-feira (21) é facultativo. A Cattan, Atacado dos Presentes e Marisa e lojas âncoras da Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recide, funcionam das 9h às 18h.

Shoppings da Região Metropolitana do Recife 

Shopping Recife 

Na Sexta-feira (21), todas as operações funcionam normalmente, das 12h às 21h; 

Shopping Tacaruna 

O Hiper Bompreço, funciona das 9h às 21h; Cinemas, das 12:30h às 22h. Já alimentação e demais operações, das 12h às 21h; 

Shopping Guararapes 

No feriado, todas as operações funcionam normalmente, das 9h às 22h; 

Shopping Plaza 

Na sexta-feira (21), todas as operações funcionam normalmente, das 12h às 21h; 

RioMar Shopping 

Todas as operações funcionam normalmente, das 12h às 21h; 

Shopping Boa Vista 

No mall localizado no Centro do Recife, todas as operações funcionam normalmente, das 11h às 19h; 

Paço Alfândega

A sexta-feira (21) terá todas as operações funcionando normalmente, das 11h às 20h; 

Paulista North Way Shopping

Na Sexta-feira (21), o centro de compras localizado no município de Paulista, todas as operações funcionam normalmente, das 12h às 21h; 

Shopping Costa Dourada 

No Cabo de Santo Agostinho, na Sexta-feira (21), todas as operações funcionam normalmente, das 10h às 22h.

Mercados e Feiras 

A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que o funcionamento dos mercados públicos será alterado apenas na sexta-feira (21), funcionando das 6h às 13h.  

O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores não funcionarão. 

No sábado (22), todos funcionarão normalmente, das 6h às 18h e no domingo (23), das 6h às 13h. Já as feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.

Outros serviços 

O Detran-PE, em virtude do feriado de Tiradentes, informa que a Sede do Órgão, localizado na Estrada do Barbalho, na Iputinga; as Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans, de todo o Estado; a Unidade de Táxi – DUA; as unidades da Autarquia nos shoppings e nos Expressos Cidadão, ficarão fechadas nos dias 21 e 22 de abril. 

O atendimento ao público oferecido no edifício-sede da Prefeitura do Recife não será realizado no feriado de Tiradentes. Na segunda-feira (24), o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife e no edifício-sede da Prefeitura.

A Central de Atendimento ao Contribuinte da PCR, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e a unidade de atendimento que funciona no posto do Expresso Cidadão do Cordeiro, estarão fechadas na sexta-feira (21).

Trânsito 

O atendimento na Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, será suspenso na sexta-feira (21), voltando a funcionar normalmente a partir da segunda-feira (24), das 8h às 13h. Já os serviços de monitoramento de tráfego, registro de Boletim de Ocorrência e de fiscalização, prestados pelos agentes de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do teleatendimento 24h: 0800.081.1078. 

Ciclofaixa e Academias do Recife

Na sexta-feira (21) e no domingo (23), ela estará funcionando das 7h às 16h. As Academias Recife entram em recesso nesta sexta-feira (21) e retornam às atividades no sábado (22).

Saúde 

No feriado de Tiradentes, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (24).

Já o Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, terá atendimento normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

A Prefeitura do Recife ainda acrescenta que nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) o funcionamento é normal. 

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

Enquanto isso, o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. 

Para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente, o Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) fará atendimento 24h. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.

COMENTÁRIOS dos leitores