Nacional Ceará Paraíba Pará Pernambuco São Paulo

Medida impede roubo de papel higiênico em banheiro público

Sistema foi implantado na China e possibilita a retirada de apenas 60 centímetros de papel

por Naiane Nascimento seg, 20/03/2017 - 11:14
Publicdomainpictures.net/Lynn Greyling No único ponto já implantado, nas proximidades do Templo do Céu, em Pequim, já há reclamações Publicdomainpictures.net/Lynn Greyling

Roubos na China passaram a um nível inusitado. No país, foi necessária a implantação de uma medida para evitar roubo de papel higiênico em banheiros públicos. As autoridades constataram o alto nível do crime, praticado – em maioria por idosos – e resolveram adotar um sistema capaz de disponibilizar apenas 60 centímetros do material para o usuário. 

Ainda em processo de implantação, o controle do papel higiênico será feito através de um registro de pessoas. Será necessário ficar em frente a uma câmera por três segundos para reconhecimento facial. É necessário estar sem óculos ou chapéus. Após essa verificação, 60 centímetros do produto será disponibilizado. Também será possível solicitar mais papel higiênico, no entanto, somente nove minutos depois. Aqueles que pedirem o produto muitas vezes ficarão vetados e não poderão mais receber. 

No único ponto já implantado, nas proximidades do Templo do Céu, em Pequim, já há reclamações de demora de validação do sistema. A falta de privacidade também é outro ponto apresentado como negativo, afinal, é feita gravação de quantas vezes o cidadão vai ao banheiro e a quantidade de papel que solicita. 

COMENTÁRIOS dos leitores