Nacional Ceará Paraíba Pará Pernambuco São Paulo

Homens agressores serão atendidos por psicólogos no Recife

A Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas (Ceapa) Especializada em Violência Doméstica e Familiar será inaugurada nesta terça-feira (20)

por Jorge Cosme seg, 20/03/2017 - 17:48

Homens acusados de praticar violência doméstica e familiar no Recife receberão atendimento de psicólogos e assistentes sociais. Na tarde da próxima terça-feira (21), será implementada a Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas (Ceapa) Especializada em Violência Doméstica e Familiar. A Ceapa realizará o trabalho dos Grupos Reflexivos de Educação e Responsabilização para os autores da violência.

O encaminhamento dos autores de violência doméstica no Recife será feito através de encaminhamento judicial. A medida fará parte das medidas protetivas aplicadas e não necessariamente é obrigatória, dependendo da decisão do magistrado. No atendimento, haverá três psicólogos, servidores do Tribunal e uma assistente social da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. 

De acordo com a secretaria, as atividades dos grupos reflexivos têm o objetivo de trazer reflexões sobre temas como gênero, família, cultura e contexto social para desnaturar os padrões violentos. Os encontros contam com cerca de 10 participantes com frequência quinzenal e duração aproximada de duas horas.  

Segundo a gerente de Penas Alternativas e Integração Social, Raquel Brandão, o modelo já aplicado em Pernambuco. “A gente já executa esses grupos reflexivos desde 2013 em Garanhuns, Santa Cruz e Caruaru. O resultado tem sido muito bom. Eles geralmente se conscientizam. Fazemos pesquisa com algumas mulheres para saber se eles de fato mudaram o comportamento e eles não têm reincidido”, ela comenta. 

A inauguração da central especializada será às 14h30 da terça-feira. Ela funcionará na Rua Dom Manoel Pereira, nº 170, Santo Amaro, área central do Recife. 

COMENTÁRIOS dos leitores