Nacional Ceará Paraíba Pará Pernambuco São Paulo

Metrô tem melhor avaliação que ônibus, mas deixa a desejar

Panorama do metrô é analisado por recifenses em pesquisa que levantou aspectos como pontualidade e conforto do modal

por Naiane Nascimento sab, 18/03/2017 - 12:00
Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo

“Minha preferência é sempre andar de metrô. Não gosto do ônibus”. Essa é a escolha da comerciária Rosa Maria Rodrigues e de tantos outros recifenses entrevistados durante pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas UNINASSAU, em parceria com o Sistema Jornal do Commercio. No dia 6 de janeiro de 2017, mais de 620 pessoas expressaram sua opinião acerca dos aspectos em relação ao transporte público. 

Diante do cenário encontrado pelos usuários, o metrô é mais bem avaliado que os ônibus, no entanto, os aspectos questionados ainda deixam a desejar. Mesmo sendo preferência para 54,6% dos entrevistados, pontos apresentados revelam resultado regular na aceitação da população. 

Em contato com a população, na Estação Recife, área central da cidade, o LeiaJá ouviu a opinião dos passageiros que utilizam o modal para inúmeras atividades. Sua rapidez  e conforto são elogiados, no entanto, a presença de ambulantes é referida como incômodo e a insegurança como medo constante para quem precisa utilizar o meio. 

Embed:

Apenas dos usuários 1,5% julga o metrô como ótimo. Enquanto isso, quase dez vezes mais pessoas apontam o serviço como sendo péssimo. Apesar disso, a pontualidade teve avaliação ótima ou boa, com 39,5% dos julgamentos. 

A segurança foi um ponto julgado como péssimo entre os usuários que fizeram questão de expressar o descontentamento. O número de 62,2% dos entrevistados mostra o panorama de medo dos passageiros do metrô. Quanto à responsabilidade de garantir a integridade dos passageiros, os entrevistados apontam como sendo do poder público, com mais de 17% das opiniões apontando a Polícia Militar e mesmo percentual para o governo. Porém, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é um órgão de regimento do governo federal, vinculada ao Ministério das Cidades. 

Em relação às estações, apenas duas pessoas apontaram como sendo espaços ótimos, enquanto mais de 55% apontam como regulares. Nos finais de semana o número de usuários cai e a avaliação metrô fica ainda mais negativa, ganhando 16,4% dos votos péssimos. Apesar disso, muitos entrevistados (39,8%) ressaltam ser o meio de transporte utilizado para locomoção para o trabalho. 

LeiaJá também

--> Quase 70% apontam serviço de ônibus como ruim ou péssimo

--> 75,6% dos usuários têm medo de andar de ônibus na RMR

--> Para mais de 96% dos usuários, tarifa de ônibus é injusta

--> Usuários de ônibus e metrô reprovam gestão de Paulo Câmara

--> Governador é responsabilizado por insegurança nos ônibus

COMENTÁRIOS dos leitores