Nacional Ceará Paraíba Pará Pernambuco São Paulo

Cientistas dizem ter criado vírus capaz de combater câncer

O vírus adenovírus oncolíticos modificado ataca exclusivamente células cancerosas como forma de terapia dirigida

por Naiane Nascimento qui, 16/02/2017 - 12:05
Wikimedia Commons Próximo passo é conseguir investimento de empresas Wikimedia Commons

O câncer, doença tão temida e, muitas vezes, mortal pode ter seus dias contados. Uma pesquisa divulgada na revista Cancer Research, mostra a possibilidade de destruição de células tumorais através de um vírus criado por pesquisadores catalães do grupo de estudo do Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge. 

Segundo o autor do estudo, Carlos Fajardo, eles trabalharam com "adenovírus oncolíticos", ou seja, vírus modificados para atacarem exclusivamente células cancerosas, em uma terapia dirigida. Isso significa que ele não afeta o tecido normal.

Durante a pesquisa, células cancerosas foram contaminadas com o vírus, a partir disto, foi possível perceber a produção de anticorpo capaz de combater uma proteína presente em muitos tipos de cânceres. Esse vírus poderoso, aparentemente capaz de acabar com tumores, naturalmente é conhecido pela capacidade de provocar gastroenterite, conjuntivite e constipações. 

O próximo passo é conseguir investimento de empresas que desejem colaborar com as pesquisas, a fim de desenvolver anticorpos para o experimento.

COMENTÁRIOS dos leitores