Campanha de doação de sangue no Rio quer repor estoques

Na época do Carnaval historicamente há queda de pelo menos 50% do número de doações voluntárias

por Geovanna Bertaioli qui, 09/02/2017 - 16:31

A Secretaria do Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro tem a 14ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”, a ação tem como objetivo reforçar os estoques de sangue para o carnaval, época em que historicamente há queda de pelo menos 50% do número de doações voluntárias.

No início de 2017, a média de comparecimento ao Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcante (Hemorio) foi um pouco maior do que no mesmo período de anos anteriores. Mas, com a proximidade do carnaval, esse número tende a baixar. Atualmente, o hemocentro recebe 200 bolsas de sangue, em média, por dia.

“Temos como objetivo chegar à média de 300 doações ao dia neste período que antecede o carnaval. Com essa média diária, garantimos um bom estoque para ser utilizado durante e depois do feriado, quando o movimento também cai”, explica Luiz Amorim, diretor geral do Hemorio.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 à 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, e fica na rua Frei Caneca 8, no Centro do Rio de Janeiro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores