Jovem dá à luz em heliponto de hospital em Belém

Josimara Matos vinha de helicóptero do Marajó, transferida em caráter de urgência. Mãe e criança passam bem.

qua, 11/01/2017 - 16:21
Digulgação/Ascom Segup Parto foi realizado logo após o pouso de helicóptero vindo do Marajó Digulgação/Ascom Segup

Josimara Matos, 26, moradora do município de São Sebastião da Boa Vista, deu à luz uma menina que recebeu o nome de Maura. Mãe e filha estão bem, sob observação da equipe médica da Santa Casa de Misericórdia. Este poderia ser o relato de mais um das centenas de partos realizados no hospital não fosse por um pequeno detalhe: o parto ocorreu no heliponto da Santa Casa, na segunda-feira (9), minutos depois de o helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) ter pousado no local.

Acionada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a equipe do Graesp saiu de Belém com destino a São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó, às 10h30 para fazer a remoção em caráter de urgência. A reserva de leito na Santa Casa já havia sido feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a viagem de volta à capital tinha duração prevista de 40 minutos.

Durante o deslocamento Josimara foi acompanhada de um médico e de uma enfermeira do Samu, além de um familiar e dois pilotos do Graesp. Tudo transcorreu dentro do previsto até a chegada da aeronave no heliponto da Santa Casa. “O trabalho de parto começou e não tivemos tempo de encaminhar a grávida para a sala de parto do hospital. Foi aí que a equipe da Sespa e do Graesp precisaram agir rapidamente, em atenção à integridade da mãe e do recém-nascido”, relatou o coronel Marcio Bailosa, diretor do Grupamento Aéreo.

O parto foi feito normalmente. A menina nasceu com 3,04 quilos e foi submetida a exames juntamente com a mãe. Ambas seguem sob observação na Santa Casa de Misericórdia.

Com informações da Agência Pará.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores