Jaboatão implanta sistema de bilhetagem eletrônica VEM

O sistema que inicialmente será municipal estará integrado ao transporte metropolitano do Recife em breve

por Arytânia Correia | seg, 19/11/2012 - 18:57
Compartilhar:

 

Foto: Montagem/vemgranderecife Sistema deverá estar totalmente implantado até janeiro de 2013 Sistema deverá estar totalmente implantado até janeiro de 2013

O município de Jaboatão dos Guararapes passará a ter seu próprio sistema de Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). O anúncio foi feito na sede da Promotoria de Justiça da cidade, na tarde desta segunda-feira (19). O sistema pretende beneficiar os cerca de 700 mil jaboatonenses. 

Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço do transporte público de Jaboatão, o sistema beneficiará trabalhadores, estudantes e a população. Atualmente 875 cartões já estão sendo utilizados, desses 696 são de funcionários da prefeitura. “É um direito que todo trabalhador tem, que é o benefício do vale transporte. A ideia de unificar só melhorará o serviço oferecido, como pretende também baratear o custo”, disse a gerente de transporte de Jaboatão, Lúcia Recena.

A ação está sendo realizada em parceria com o Consórcio Grande Recife, que controla todo serviço de transporte da Região Metropolitana (RMR), que implantará o sistema que integrará dois serviços. A proposta inicial é de unificar o transporte municipal, que incluem vans e micro-ônibus, e assim que estiver totalmente implantado, ele será integrado ao da RMR. Ou seja, por enquanto haverá dois cartões VEM, um para Jaboatão e outro para a RMR, que integra Recife e Olinda. 

“Já foram comprados 80 mil cartões e em breve já entrarão em uso. O próximo passo é cadastrar os estudantes, assim como conscientizar as empresas para aderirem o projeto que tem o baixo custo como um dos principais benefícios”, disse o representante da Grande Recife. 

Segundo a prefeitura, há cerca de três anos um estudo de demanda e necessidade estava sendo realizado. Baseado nele, foi elaborado um projeto de mobilidade urbana, que pretende oferecer melhorias aos cidadãos. “Nossa ação é gradual. Ela já está em execução e a pretensão é agregar todos os jaboatonenses. Nosso sistema é municipal, mas estará integrado ao do Recife em breve, para isso nossos equipamentos aceitarão os dois serviços”, explicou o secretário de serviços urbanos de Jaboatão, Evandro Avelar.

O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte da cidade deve se reunir para analisar a possibilidade de igualar o valor das passagens com os do anel A. Essa foi uma das medidas solicitadas pelo Grande Recife para a implantação da bilhetagem eletrônica. A Prefeitura e o Governo do Estado também devem realizar uma pesquisa para análise das linhas e implantação de uma rede integrada, que irá incluir também linhas com destino às estações de integração com o metrô de Cajueiro Seco (em construção) e de Prazeres, que será iniciada nos próximos meses.

| | | Link:
Compartilhar: