Mural Leia

Registrar | Entrar

Atendimento em hanseníase será tema de capacitação

Cerca de 300 enfermeiros do Recife e outros 200 do Grande Recife participarão do Seminário

por Thabata Alves | qua, 08/02/2012 - 08:15
Compartilhar:
Foto: João Laet/PAHO/Divulgação

Profissionais de saúde participarão, nesta quarta-feira (8), do I Seminário de Atualização em Hanseníase para Enfermeiros da Atenção Secundária da Região Metropolitana do Recife. A capacitação acontecerá no auditório do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, no Recife, das 13h30 às 17h30.

As palestras serão assistidas por cerca de 500 profissionais - aproximadamente 300 da capital pernambucana e outros 200 do Grande Recife. A primeira discussão será comandada pela dermatologista Iara Santana, que abordará os aspectos clínicos do tratamento da hanseníase, além da necessidade de encaminhar o paciente para o especialista. Em seguida, a enfermeira do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e técnica da Coordenação Estadual do Programa de Controle da Hanseníase, Ivaneide Moraes, falará sobre o papel do enfermeiro da atenção secundária, do primeiro atendimento à alta clínica.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle à Hanseníase do Recife, Milde Cavalcanti, a atualização é um pedido dos próprios profissionais que lidam com o quadro clínico da doença. “A finalidade é atualizá-los sobre as questões relativas ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes de hanseníase na atenção secundária”, afirmou.

No Brasil, são diagnosticados, anualmente, mais de 35 mil novos casos de hanseníase. A enfermidade tem cura e, dependendo da forma clínica, o tratamento pode durar de seis meses a um ano. A medicação é gratuita e só está disponível nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, não é vendida nas farmácias do comércio.

Na capital pernambucana, até dezembro de 2011, foram detectados provisoriamente 709 casos da doença. O tratamento está disponível nas 121 Unidades de Saúde da Família (USFs) da rede municipal, no Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo (Ibura) e nas policlínicas Gouveia de Barros (Boa Vista), Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Clementino Fraga (Vasco da Gama), Lessa de Andrade (Madalena), Agamenon Magalhães (Afogados) e Policlínica do Pina.

| | | | (0) Comentários Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando