Mural Leia

Registrar | Entrar

Site divulga os 100 criminosos mais procurados de PE

A página Procurados, produto do Sistema de Contenção ao Crime (SCC), funcionará dentro do site da Secretaria de Defesa Social (SDS)

por Thabata Alves | qui, 29/09/2011 - 07:29
Compartilhar:

 

Uma nova ferramenta para denúncia dos criminosos mais perigosos de Pernambuco estará à disposição da sociedade a partir desta quinta-feira (29). O lançamento do site dos 100 acusados de homicídios e latrocínios mais procurados de Pernambuco será feito pelo governador Eduardo Campos, durante  a reunião de monitoramento do Pacto Pela Vida, na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag), às 11h30.

Com o slogan “O crime tem muitas caras e uma mesma solução: a denúncia”, a página Procurados, produto do Sistema de Contenção ao Crime (SCC), funcionará dentro do site da Secretaria de Defesa Social (SDS) www.sds.pe.gov.br e reunirá fotos e informações dos foragidos, além de telefones de contatos para que a população possa ajudar a polícia a encontrá-los.
 A denúncia poderá ser feita pelo telefone 0800 081 50 01- Ouvidoria\SDS, e pelo número do Disque-Denúncia: 3421 9595, parceiro na ação. Em ambos os casos, o anonimato é garantido. Junto com o site, será apresentada a campanha que divulga os foragidos mais procurados do estado, que  envolverá mídia impressa, outbus e monitores eletrônicos.

O site dos 100 criminosos mais procurados é uma parceria do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público. A criação dele vem colaborar com a meta de minimizar o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Pernambuco, foco principal do programa Pacto Pela Vida, lançado em 2007. Todos os procurados do site são acusados de homicídio e/ou latrocínio com mandados de prisão expedidos, e foram retirados do caderno do SCC, da Secretaria de Defesa Social do Governo de Pernambuco, lançado este mês. O SCC cruza dados da polícia com a Justiça e distribui informação qualificada de cada acusado e seu grau de periculosidade por toda polícia, que trabalha na captura deles.

Na página serão disponibilizados mandados de prisão para impressão. Desde a distribuição do caderno do SCC entre a polícia pernambucana, 74 alvos dos 493 já foram capturados. Estas prisões estão sendo monitoradas semanalmente nas reuniões do programa Pacto Pela Vida. Com o lançamento do site a idéia é ampliar a rede de informações e contar com a contribuição da população com qualquer informação que ajude na localização e prisão dos acusados.
 
Procurados
Nesta quarta-feira (28), a polícia apresentou à imprensa o procurado número 1 da lista dos mais perigosos do Estado, Edilson Aguiar da Silva, 23, foi preso na última terça-feira, na Rua Pangaré, no  bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. Segundo informações da polícia, ele tem nove mandados de prisão preventiva, por conta de homicídios, tráfico de drogas e venda de armas. As investigações apontam que ele começou a praticar crimes a parir dos 15 anos de idade, quando matou dois homens em um bar no bairro do Pina, Zona Sul da capital. Com a prisão de Edilson, a SDS já coloca Klebson Pereira da Silva, 27, mais conhecido como Pinho, no topo da lista. Ele é acusado de homicídio, tentativa de assassinato e tráfico de drogas no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Outros que estão entre os mais procurados estão José Cledenor, acusado de praticar homicídios na área de Roda de Fogo; Tiago Bernardo, acusado de homícidios e tentativas de assassinato nos bairros dos Coelhos e Iputainga; Eronildo José Silva, acusado de dois homicídios no Centro do Recife e tráfico de drogas; Marcos Martins, acusado de mais de 11 homicídios na Zona Sul do Recife; e José Edvaldo Silva, acusado de praticar sete homicídios em Nazaré da Mata, na Mata Sul do Estado.

| | | Link:
Compartilhar:

Facebook

Carregando