Índice Explore Internet Rotas Tecnologia
Bem-vindo, 08 de Setembro de 2010   
 
 
E-mail Cliente
   Índice
   Explore
   Rotas
   Análises
   Brasil
   Ciência
   Cidade
   Cinema
   Concursos
   Educação
   Informática
   Internet
   Mercado
   Mundo
   Política
   Saúde
   Tecnologia
    Feeds
 
    Cotação do Dólar
 
Compra R$2,2980
Venda R$2,3000
 
Atualizado automaticamente
    Rádios Online beta! 
 
 
 
  Leia Já | Plantão
Notícia | Publicada em 01/11/2008
Campanha contra a aftosa em Campos começa 3ª feira
Webwriter: Paulo de Souza Neto Maciel
Fonte: Jornal O Diário

Campos dos Goytacazes - A vacinação, que começa semana que vem, se estende até dia 30

Campos dará início na próxima terça-feira, à 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A abertura será na às 9h, na Fazenda São Sebastião, na localidade de Montenegro, próximo a Campo Limpo, na Baixada Campista. Para esta fase, que vai até o dia 30, a secretaria de Agricultura está disponibilizando 90 mil doses da vacina a pequenos criadores, além de pessoal e equipamento, afirmou o secretário Eduardo Alves. Já em São João da Barra, a campanha começa segunda-feira. Há 10 anos o estado não registra casos da doença.

A doação da vacina é para quem tem até 60 animais. Para controle da saúde do rebanho e das atividades comerciais, somente serão vacinados os animais cadastrados no Núcleo de Defesa Sanitária. “A primeira etapa foi em março e faríamos a segunda em setembro, mas devido ao período de intensa estiagem, não seria aconselhável a imunização naquele, pois pegaria os animais muito fracos. Optamos então por vacinar agora, quando os pastos estão recuperados e os animais fortalecidos”, explica.

A vacinação é acompanhado por técnicos da Secretaria, com a supervisão dos veterinários do Núcleo da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento e Pesca. O Estado do Rio de Janeiro há mais de 10 anos não registra casos da doença. Caso seja constatado apenas um animal infectado, todo o rebanho em um raio de 3 quilômetros fica comprometido e tem que ser abatido.

Distribuição de vacinas também em São João da Barra

Em São João da Barra, para preparar a equipe para o trabalho, o veterinário Ronaldo Paes, chefe do Núcleo de Defesa Sanitária Animal da Secretaria Estadual de Agricultura, visitou ontem o município. O município adquiriu 25 mil doses de vacina contra a aftosa e 20 mil contra a manqueira. Serão discutidos o repasse de novas determinações, as estratégias de atuação e a reciclagem dos profissionais que atuarão no programa. O secretário municipal de Agricultura, Pedro Berto, esclareceu aque as vacinas compradas pela prefeitura serão destinadas principalmente ao rebanho de micro e pequenos produtores. “O município tem cerca de 30 mil cabeças de gado. As 25 mil doses que adquirimos serão suficientes para vacinar o gado até dos produtores de médio porte”, esclareceu. Em março, a Prefeitura local vacinou cerca de 21 mil cabeças. “O calendário nacional mudou para que o período de vacinação seja único em todo o país. Nos adaptamos bem aos trabalhos da primeira etapa, em março, e o mesmo acontecerá com a segunda, transferida para novembro”, concluiu.

Enviar por E-mail Imprimir Notícia Comunicar Erros
Leia Já | Comentários
 
     Nenhum comentário para esta notícia.
» escreva seu comentário
  ▼ Plantão

Explore
Conheça e explore Campos dos Goytacazes em pesquisas, rotas, empresas etc.
explore.leiaja.com

   LEIAJA.COM | As últimas notícias do país e do mundo Notícias Rápidas
  30/10/2008  -  PM assassinado em dia de três homicídios

  30/10/2008  -  Rosinha pode herdar dívidas

  30/10/2008  -  Estrutura já montada para o Dia de Finados

 
Índice  |  Explore  |  Internet  |  Rotas  |  Tecnologia    
Copyright © 2008 LEIAJA. Campos dos Goytacazes - RJ. Direitos de Uso | Sobre a Empresa | Privacidade | Fale conosco