Nacional Ceará Paraíba Pará Pernambuco São Paulo

78% dos usuários de ônibus e metrô reprovam gestor de PE

Para 37,6% a gestão de Paulo Câmara é péssima e 27,5% a consideram ruim

por Giselly Santos sab, 18/03/2017 - 12:00
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Para 37,6% dos usuários de ônibus e metrô a administração de Paulo Câmara é pessima Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

À frente da gestão estadual há dois anos e quase três meses, o governador Paulo Câmara (PSB) tem sido alvo de constantes críticas da população. Um reflexo disto é indicado por um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Uninassau onde o pessebista tem a atuação reprovada por 79,5% dos entrevistados. A avaliação foi feita por usuários do transporte público do Recife e Região Metropolitana.

De acordo com a amostra, encomendada pelo LeiaJá em parceria com o Jornal do Commercio, apenas 13,8% dos passageiros aprovam o governo dele e 6,6% não souberam responder. A maior parcela do índice negativo se mantém quando o Instituto questiona sobre o desempenho da administração estadual. Para 37,6% ela é péssima e 27,5% a consideram ruim. 

Dos 624 entrevistados em seis terminais integrados diferentes, 24,1% disseram que o governo é regular enquanto 6,6% o classificaram como bom e 1,1% ótimo. Neste quesito, 3,1% dos usuários não responderam. 

A análise, de acordo com o coordenador do Instituto UNINASSAU e cientista político Adriano Oliveira, é “um reflexo da má avaliação dos serviços públicos” e, embora a pesquisa seja focada em usuários do ônibus e metrô, “ela sugere um índice de reprovação do todo da opinião eleitoral”. 

Para Oliveira, com o resultado da pesquisa também é possível dizer que a população estaria sentindo a “falta de liderança” do governador - principal ponto de crítica da oposição. “Esta percepção na classe política pode vir também a ser percebida pela opinião pública, pois um líder sempre vai resolver os problemas da população e quando o eleitor vê que seus principais anseios não são revertidos começa a considerar o governador como uma pessoa ausente”, salientou. 

O Instituto de Pesquisas UNINASSAU foi a campo no dia 6 de março e ouviu pessoas maiores de 16 anos nos terminais de Tancredo Neves, Joana Bezerra, Cajueiro Seco, Barro, Recife e Aeroporto. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro está estimada em quatro pontos percentuais.

LeiaJá também

--> Quase 70% apontam serviço de ônibus como ruim ou péssimo

--> 75,6% dos usuários têm medo de andar de ônibus na RMR

--> Para mais de 96% dos usuários, tarifa de ônibus é injusta

--> Metrô tem melhor avaliação que ônibus, mas deixa a desejar

--> Governador é responsabilizado por insegurança nos ônibus

COMENTÁRIOS dos leitores