Presença de estagiários é realidade em 76% das empresas

Esta quinta-feira (18) é o Dia do Estagiário e de acordo com pesquisa realizada pela Catho, os jovens profissionais têm o que comemorar

por Clara de Holanda qui, 18/08/2016 - 12:32
Marcos Santos/USPImagens Número de estagiários efetivados no país aumenta nas empresas Marcos Santos/USPImagens

No Dia do Estagiário, levantamento realizado pela Catho - site de empregos -  do total de 297 empresas que responderam ao questionário, 76% afirmam contratar estagiários, enquanto 23,9% disseram não contratar jovens profissionais. Os dados revelam que, apesar de grande parte das corporações contratarem estagiários, menos da metade (45,3%) conta com um programa de estágio eficiente. Quanto às características mais valorizadas em um candidato a uma vaga de estágio, 86,2% apontaram aspectos comportamentais como o quesito mais importante. A formação acadêmica vem em segundo lugar, com 73,7%. E, em terceiro lugar, aparece a comunicação verbal, indicada por 68% dos entrevistados.

E, apesar do atual momento de crise econômica e política que o país enfrenta, isso parece não afetar a demanda por estagiários. De acordo com 51,4% dos entrevistados, o número de estagiários se manteve estável em suas empresas, enquanto 20,5% afirmaram ter aumentado a participação de jovens profissionais em seus quadros. A pesquisa realizada também mostra que as empresas têm estado mais conscientes com a Lei do Estagiário, 49,7% dos respondentes afirmaram conhecer bem as diretrizes da lei, enquanto 29,4% afirmaram conhecer parcialmente. Outros 6,86% já ouviram falar e 5,14% desconhecem por completo a Lei de Estágio. 

LeiaJá também

--> Estágio: a deficiência do mercado para PCD

--> Caixa abre seleção para estagiários

--> Ambev busca estagiários de graduação

COMENTÁRIOS dos leitores