Pesquisa sobre torcidas exclui equipes pernambucanas

No levantamento do Datafolha, nenhum clube do estado aparece entre os times dos entrevistados, nem na Região Nordeste

por Geraldo de Fraga sex, 13/04/2018 - 16:03
montagem/LeiaJáImagens Náutico, Santa Cruz e Sport foram "barrados" na pesquisa montagem/LeiaJáImagens

A pergunta era simples: "Qual o time de futebol da sua preferência". Foi com esse questionamento que o instituto Datafolha, promoveu uma pesquisa para descobrir qual clube tem a maior torcida do Brasil. Segundo o levantamento, publicado nesta sexta-feira (13) o estudo foi realizado entre os dias 29 e 30 de janeiro de 2018 e foram entrevistas 2.826 pessoas em 174 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Flamengo lidera. O rubro-negro aparece à frente do Corinthians com 18% dos torcedores. O Timão tem 14%, no limite da margem de erro. Segundo a Datafolha, a liderança carioca é, em grande parte, graças a preferência dos moradores das regiões Norte e Nordeste. E é justamente aí que surgiu uma polêmica, envolvendo grandes clubes, principalmente os de Pernambuco.

No recorte que inclui apenas os entrevistados do Nordeste, Náutico, Santa Cruz e Sport não aparecem como o ‘time do coração’ de ninguém. Inclusive, os únicos nordestinos que surgem nos dados são Bahia (6%) e Vitória (3%). Além de Flamengo (23%) e Corinthians (9%), são citados  Vasco (6%), São Paulo (5%) e Palmeiras (4%).

Entre os dados, aparece que 26% optaram por nenhum clube e que 14% responderam “outro”. Já que o questionário não citava nominalmente todos os clubes do Brasil, apenas 14, é nessa última opção que outros times do Nordeste, fora os dois grandes de Salvador, estão incluídos. A “ocultação” de grandes equipe da região causou uma série de reclamações nas redes sociais e acabou deixando esses clube sem o seu percentual 'exato'.

COMENTÁRIOS dos leitores