Copa do Nordeste terá finais durante a Copa do Mundo

Tabela divulgada pela CBF prevê as semifinais e as duas partidas da decisão durante as datas previstas para o Mundial da Rússia

qua, 11/10/2017 - 19:17
Reprodução/Douglas Lunardi/CBF Santa e Salgueiro já estão garantidos. Timbu ainda corre atrás de uma vaga Reprodução/Douglas Lunardi/CBF

Na tarde desta quarta-feira (11), a Confederação Brasileira de Futebol divulgou as datas reservadas para a disputa da Copa do Nordeste em 2018. Começando em janeiro, a competição será mais longa, porém traz um detalhe incomum; as partidas das semifinais e as duas da grande decisão serão realizadas durante o período previsto para a Copa do Mundo, na Rússia. Inclusive a última partida do torneio regional ocorre em 10/7, dia de semifinal do Mundial.

Já se sabem os dias das 48 partidas da primeira fase do Nordestão do próximo ano. Santa Cruz e Salgueiro, garantidos na disputa, jogam já no dia 17 de janeiro. O tricolor visita o Confiança em Sergipe, enquanto que o Carcará recebe o Ceará. Caso avance do Itabaiana-SE, na eliminatória pré-Copa do Nordeste, o Timbu estreia em casa, contra o Altos-PI. Relembre os grupos para a competição regional.

Grupo A – Santa Cruz, CRB, Confiança e (Treze ou Cordino)

Grupo B – Vitória, ABC, Ferroviário-CE e Globo-RN

Grupo C – Bahia, Botafogo-PB, Altos-PI e (Itabaiana ou Náutico)

Grupo D – Ceará, Sampaio Corrêa, Salgueiro e CSA

As datas reservadas foram publicadas e causam estranhamento já que, inclusive, a segunda partida da decisão da Copa do Nordeste ocorre no dia 10/7 que já tem marcado a semifinal da Copa do Mundo. Normalmente, os torneios de futebol ao redor do mundo param. O que não vai se repetir em 2018 para as Séries B, C e D do Brasileirão. O Mundial é previsto para realização entre 15 de junho e 14 de julho. É possível conferir a tabela publicada no próprio site da CBF, clicando aqui.

Vale lembrar que o Sport, Campeão Pernambucano em 2017, abdicou do direito de disputar o Regional. Por isso, Salgueiro (vice) e Santa Cruz (3º lugar) são os representantes diretos na Copa do Nordeste. Antes fora, por terminar na quarta posição, o Timbu acabou ganhando uma vaga na 'repescagem' com a desistência do rival.

COMENTÁRIOS dos leitores