Unama participa da Liga Universitária Brasileira

Equipes de futebol de campo, futsal, vôlei e basquete vão representar o Pará em competição estudantil nacional

por Geovana Mourão seg, 17/04/2017 - 08:49

Os Jogos Internos da Universidade da Amazônia (Unama) mobilizaram dezenas de estudantes em várias modalidades, na primeira semana de abril. Os jogos ocorreram no ginásio de esportes do colégio Cesep, localizado na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, em Belém. Os campeões de Futebol de Campo Regional da LEU - Liga Esportiva Universitária viajaram rumo a Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para representar o Estado do Pará e a Universidade da Amazônia/Grupo SER na LEU Brasileira.

Apesar da rotina de estudos e trabalho e da dificuldade de encontrar tempo para treinamento, os estudantes mantêm a prática de esportes devido aos benefícios como o bem-estar físico e mental e diminuição do sedentarismo. Almir Figueiredo, coordenador do Núcleo de Educação e Desporto (NED) e professor da Unama, falou da influência positiva que o esporte tem na vida dos estudantes. “É importante que os alunos possam participar, porque o esporte ajuda muito na integração, na sociabilidade, no trabalho em equipe, que vai ajudar todos os atletas na sua vida profissional”, disse.

De acordo com o professor Almir, todas as equipes campeãs desses jogos venceram nos jogos anteriores e são bem pontuadas no campeonato. Foram inscritas 29 equipes, 25 masculinas e quatro femininas. O coordenador também vê o esporte como fator essencial para a formação de um profissional qualificado. “Investir no esporte é investir profissionais com compromisso, com respeito ao seu adversário e aos seus colegas”, completou Almir.

A vice-reitora da Unama, Maria Betânia Fidalgo, afirmou que preparação das equipes irá continuar devido às próximas competições que ocorrerão no Pará. “Alguns alunos vão participar dos Jogos Universitários Brasileiros. A nossa expectativa é a vitória deles, que haja torcida para que eles voltem com o troféu. Mas, se não puderem estar em primeiro lugar, queremos que participem com respeito, com solidariedade e que o espírito de equipe fortaleça”, disse a vice-reitora.

As equipes de futsal feminino, futsal masculino, voleibol masculino e basquete masculino viajarão em maio para São Luís, no Maranhão, para representar o Pará. Em julho, as equipes participarão das seletivas dos Jogos Universitários Paraenses (Jups), em Belém.

COMENTÁRIOS dos leitores