Hora de colocar em prática a preparação para o carnaval

Foliões devem tomar cuidado com a alimentação e descanso

por Thiago Graf | sex, 17/02/2012 - 12:13
Compartilhar:

 

Foto: Marionaldo Júnior / LeiaJá Imagens Matrículas na academias aumentam cerca de 20% no período que antecede a folia de Momo Matrículas na academias aumentam cerca de 20% no período que antecede a folia de Momo

É comum várias pessoas procurarem melhorar o condicionamento físico para o verão, em especial visando o carnaval. Entre diversas formas encontradas como parques e atividades esportivas, existem também as academias - locais onde é possível trabalhar mais de um aspecto de maneira integrada. A equipe do portal LeiaJá conversou com alguns profissionais sobre essa preparação pré-folia para saber os cuidados e riscos para essa festividade.

Quando se inicia um trabalho no começo do ano, muitos acreditam que esse é o tempo suficiente para conseguir uma preparação completa para a festa de Momo. No entanto, este prazo é curto. É o que explica o educador físico Enoque Tavares. “Com esse período, ele terá a ‘ponta do iceberg’, o início da preparação. Deixamos bem claro que um mês é pouco. O ideal é ter um tempo maior de atividade”, afirmou. Palavras que foram reforçadas pelo colega de profissão e professor da academia VIP Fitness, em Boa Viagem, Celso Ramos. “Você não sai um atleta e sim preparado. Para ter um resultado melhor, seria necessário entre três e quatro meses”, ressaltou.

Para este público que procura academia, o trabalho de resistência é dividido de duas formas: musculação e aeróbica. A primeira consiste numa ação para minimizar problemas musculares, como câimbras, além de reforçar a estrutura corporal que será bastante exigida. A segunda trabalha a parte cardiorrespiratória que é importante para aumentar o chamado fôlego do folião. Para isso, são utilizados os equipamentos ergométricos, como esteira e bicicleta.

“É bom se preparar para chegar bem nesta época. Participo sempre de aulas de esteira e musculação. Normalmente, passo cerca de duas horas na academia”, contou a estudante Tatiana Porpino, que ainda relatou ser acompanhada mensalmente por um endocrinologista.

Para o sucesso na preparação e no carnaval, Enoque Tavares explica quais são os pontos fundamentais para a boa qualidade de vida. “É uma tríade formada por treino, alimentação e descanso. Todos os três pontos devem ser respeitados para poder alcançar o objetivo final da melhor maneira possível”, ressaltou o educador que também é gerente da Hi Academia, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife.

O público aumenta cerca de 20% nas academias nesta fase preparatória para o carnaval. Para assegurar que essas pessoas sigam a risca o planejado, além de diversificar as formas de alcançar o resultado desejado, várias empresas contam com outros elementos que vão mais adiante do que os equipamentos tradicionais. As opções “extras” são step, bodycombat, alongamento, boxe, entre outras – como a aula de ritmos, conforme você confere no vídeo abaixo.

A Bancária Maria Cláudia Ribeiro, que já frenquenta academia há três anos e sempre intensifica a preparação quando o carnaval se aproxima, faz uma avaliação sobre os efeitos das aulas de ritmos. “É muito bom. Aumenta a energia e a vibração. A dança nos deixa, inclusive, mais soltas. Além disso, ajuda até a aprender as músicas tocadas no momento”, afirmou sorrindo.

Célio Ramos ainda reforça a preocupação com a época. “É uma festa onde ninguém come nem descansa bem. A orientação é nesse sentido, visando diminuir riscos que podem ser evitados com ações simples”, ressaltou. Ele ainda comentou que não se deve malhar pensando apenas no carnaval. “O foco não deve ser apenas a festa e sim na longevidade para evitar problemas futuros”, finalizou.

 

Para quem não conseguiu fazer uma preparação correta neste ano e pensa em iniciar as atividades na academia já visando o carnaval de 2013, Maria Cláudia apresenta suas dicas. “Insistir e persistir. Foco no objetivo é fundamental. Mesmo se bater a preguiça, tem que vir para as aulas, praticar, seguir à regra a dieta. Mesmo depois da festa, é importante manter as atividades e vir pelo menos três vezes por semana à academia para manter o ritmo”, ressaltou.

Os profissionais consultados pelo LeiaJá listaram cinco dicas básicas para você curtir o carnaval com saúde e resistência.

Alimentação

Manter a alimentação leve e comer, se possível, a cada três horas. Dar preferência a frutas e sucos, evitando sempre comidas com alto teor de gordura.

Temperatura

É comum fazer bastante calor na época do carnaval, já que a festa acontece no verão. Então, a recomendação é usar protetor solar constantemente, roupas leves e tênis. Para as mulheres, nada de calçar sapatos com salto alto.

Hidratação

É um dos pontos mais importante e mais comum na geração de problemas para o público. Caso o folião vá consumir bebidas alcoólicas, é interessante intercalar a ingestão de água. Manter o corpo hidratado a maior parte do tempo é a recomendação primordial.

Alongamento

Ao sair de casa, os foliões devem realizar um alongamento corporal, a fim de evitar possíveis problemas como câimbras. Esse aquecimento minimiza a possibilidade de surgimento de lesões durante a festa. Se estiver em grupo, utilizar o momento para realizar a atividade de forma coletiva – aproveitamento a animação da equipe.

Descanso

É, talvez, o tópico mais complicado de se cumprir. Com o vasto número de opções para o folião brincar, descansar é uma orientação quase nunca cumprida. No entanto, os profissionais reforçam que é importante realizar uma pausa de uma ou duas horas entre um bloco e outro. Além disso, procurar dormir o máximo possível no tempo livre.

| | | Link:
Compartilhar:

Facebook

Carregando