Há 20 anos, Magic Johnson iniciava a luta contra o HIV

Ex-atleta de basquete tornou-se um dos grandes nomes do combate à doença

por Thiago Graf seg, 07/11/2011 - 20:42
Magic Johnson Foundation Atualmente, "Magic" encontra-se bem e na luta contra a doença Magic Johnson Foundation

Há duas décadas, o astro do basquete Earvin "Magic" Johnson revelava para o mundo que sofria com o vírus do HIV. A divulgação aconteceu exatamente no dia 07 de novembro de 1991. No mesmo dia, ele abandonou o esporte e começou a se dedicar à luta contra a doença.

O contágio, revela o ídolo do Los Angels Lakers, aconteceu devido às diversas parceiras sexuais que ele teve. Na época, “Magic” tinha acabado de se casar, mas sua esposa não contraiu a doença.

Durante esse tempo, o ex-jogador iniciou várias atividades para ajudar jovens de todo o planeta. Um ano depois de descobrir que era portador do vírus, ele foi nomeado membro da Comissão Nacional contra a Aids, viajando por muitos países entre 1993 a 1995, informando à população sobre os riscos da AIDS. Sua notável determinação chamou a atenção até da Organização Mundial da Saúde (OMS), que o citou como modelo.

Depois que abandonou as quadras, Johnson retornou em 1992, mas pouco tempo depois parou novamente. Em 1996, voltou a jogar, no entanto, logo em seguida, anunciou o término definitivo da carreira.

Como jogador, “Magic” atuou por 12 temporadas defendendo o Los Angels Lakers e venceu por cinco vezes a NBA. No momento, Earvin Johnson vive no ramo empresarial, empregando seu tempo entre a luta contra a doença e a administração dos negócios.

COMENTÁRIOS dos leitores