Leiajá.com

Fortes e Pequenos

>

O Especial


A palavra crise foi uma das mais faladas em 2015. Os motivos para isso são inúmeros. Das opiniões dos especialistas até as prateleiras dos supermercados, os requícios dos problemas econômicos atingem a população brasileira e intimidam as possibilidades de investimentos no país. Até mesmo as grandes empresas, donas de lucros exorbitantes nos últimos anos, passaram a conviver com uma realidade de cortes e demissões. E os pequenos negócios? Como estão sobrevivendo a pior crise econômica dos últimos tempos?

Nem de longe os pequenos empreendedores, muitas vezes atuantes no coração das periferias brasileiras, possuem o aparato de profissionais que as grandes companhias têm à disposição. Enquanto os grandes negócios são repletos de setores que fazem as empresas andarem, o pequeno empreendedor dispõe apenas da sua raça para manter negócio de pé. É ele que faz tudo: compra, vende e administra o empreendimento. Mesmo assim, os negócios de bairro, a base de muita luta e dedicação de seus idealizadores, estão sobrevivendo à crise.

É dentro dos bairros que os pequenos negócios mostram sua força e incrementam uma economia independente, que faz o dinheiro girar dentro das próprias comunidades. O cliente, por sua vez, é atendido e conhecido pelo nome. Trata-se de uma relação comunitária entre empresário e clientela, enfatizando ainda mais a importância das pequenas empresas para economia brasileira.

O Especial Fortes e Pequenos, produzidos pelo LeiaJá, leva ao público o dia a dia dos pequenos empreendedores. No momento em que o país vive a pior crise dos últimos anos, eles passam por cima da diversidade e tentam, com muito esforço, manter seus negócios vivos.