Hambúrguer: veja opções batizadas com nomes curiosos

Prato típico dos fast-foods leva nomes que fazem referência à artistas, países e até animais resgatados

por Nataly Simões ter, 28/05/2019 - 17:11
Divulgação Divulgação

Comemorado em 28 de maio, o Dia Mundial do Hambúrguer faz referência à uma das carnes mais consumidas no mundo e que pode ser encontrada em sanduíches de diferentes sabores e até nomes muito curiosos. Na hamburgueria artesanal Rap Burguer, na região central de São Paulo, os sanduíches foram batizados com grandes nomes do rap nacional e internacional, como Mc Sophia, Karol Conka, MV Bill, Rincon Sapiência, Mc Elliot e Notorious Big.

A ideia de abrir uma hamburgueria em que as opções do cardápio homenageiam rappers partiu do desejo dos empresários Fernando Cândido e Nabyrie Francelino de inaugurar um espaço gastronômico voltado à comunidade negra paulistana, como muitos estabelecimentos de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O que os fundadores não esperavam é que a casa atrairia o público antes mesmo de ser inaugurada.

"Nas redes sociais, nós só tínhamos publicado duas fotos e antes mesmo de o nosso endereço ser divulgado, as pessoas já começaram a entrar em contato curiosas para saber do que se tratava. Aí começamos a alimentar as redes com imagens dos lanches e, quando inauguramos, a casa já tinha mais de 10 mil seguidores", conta Nabyrie.

O maior sanduíche da casa recebeu o nome de Notorius Big, em homenagem ao rapper norte-americano | Foto: Divulgação

Entre os ingredientes de cada sanduíche existe uma essência do rapper que dá nome ao prato. "No caso do Rapadura, que é nordestino, o lanche tem um sabor agridoce, com blend bovino coberto de queijo coalho, citronete de banana da terra e maionese picante. Já o do MV Bill, que é carioca, uma feijoada acompanha o hambúrguer", explica Nabyre, que acrescenta que todos os artistas brasileiros que tiveram as opções do cardápio batizadas com seus nomes autorizaram as homenagens.

Rap Burger - Rua Augusta, 552, Consolação, São Paulo - SP. De terça a domingo, das 11h30 às 23h30; sextas e sábados das 11h30 às 4h30. Tel.: (11) 2774-3604

Sanduíches de lendas do rock

Sanduíche leva o nome da banda britânica Bee Gees | Foto: Reprodução / Instagram

Ainda no universo da música, a padaria Maria Cereja criou um cardápio especial de hambúrgueres batizados com nomes de renomadas bandas de rock, como Led Zeppelin, Pink Floyd, Queen, Aerosmith e Bee Gees.

Maria Cereja - Avenida Paulo Faccini, 1331, Jardim Maia, Guarulhos - SP. Todos os dias, das 6h às 22h30. Tel.: (11) 2443-2202 e (11) 2408-1920 ou WhatsApp (11) 94785-7182

Sanduíches com nomes de países

Hamburgueria faz delivery de sanduíches inspirados na culinária de cada país| Foto: Reprodução / Instagram

Inspirada na culinária mundial, a hamburgueria artesanal The Burger House reuniu em seu cardápio o melhor dos temperos de cada país. Entre as opções há Austrália, Itália, Canadá, Estados Unidos e Brasil.

The Burger House - De terça à quinta, das 18h às 00h; sextas e sábado, das 18h às 2h; domingo, das 18h às 00h. Telefone para delivery: (11) 4803-1272 ou WhatsApp (11) 97387-0548

Nomes de cães resgatados

Sanduíches recebem nomes de cães resgatados por ONGs | Foto: Reprodução / Instagram

A hamburgueria Vira Latas, que fica na Vila Hulda, em Guarulhos, é conhecida pelo sabor caseiro dos sanduíches e pela forte ligação que possui com as instituições que resgatam animais abandonados. Todas as opções do cardápio levam os nomes de cães resgatados, como Meninão, Bob, Farofa e Mel. Além disso, parte do lucro da hamburgueria é destinada para ONGs de proteção animal e as notas fiscais são doadas para o projeto Miau.

Vira Latas - Avenida Doutor Timóteo Penteado, 904, Vila Hulda, Guarulhos - SP. De terça a quinta-feira, das 16h às 23h; sexta e sábado, das 16h às 00h30; domingo, das 16h às 22h. Telefone: (11) 2382-7032

COMENTÁRIOS dos leitores