M.O.T.I.M dá voz às mulheres por meio do teatro

Projeto realiza debate feminista e abre seu processo criativo em evento acontece neste sábado (27), em SP

sex, 26/04/2019 - 10:58
Divulgação Cena do espetáculo musical "Lugar de Escuta", que estreou em novembro do ano passado Divulgação

Desde a Grécia Antiga, o teatro tem sido uma forma de expressão que conflita, faz refletir e que, com o passar dos anos, tornou-se voz potente no debate de ideias na sociedade. É no palco, vestidos com seus personagens, que muitos artistas encontram uma maneira de representar seus anseios, angústias, o desejo de conviver em um mundo melhor e de representar aqueles cujas vozes são muitas vezes invisibilizadas.

Essa necessidade de expressar ideias como mulher e artista motivou a atriz Fabiana Tolentino, a criar o projeto Mulheres Organizadas por um Teatro em Infinito Movimento (M.O.T.I.M), um espaço para ser voz e dar voz às mulheres. "A ideia de ter só mulheres no grupo veio pela vontade de ter a capacidade de controlar o nosso protagonismo nesse ambiente, de nos mostrar como pequenas representantes de um todo, que é muito maior que nós", diz Fabiana.

Um dos trabalhos de destaque do projeto é o musical "Lugar de Escuta", que estreou em novembro do ano passado. O espetáculo, que teve um elenco 100% feminino, falava sobre mulheres que um dia quiseram o poder de fala e não tiveram. "A experiência foi linda e assustadora. Em muitos momentos eu pensava: 'quem vai fazer tal coisa', e muitos papéis masculinos surgiam na minha mente até chegar um feminino que agradasse. Foi um grande tapa na cara reconhecer o quanto desse machismo estava enraizado, sendo reproduzido em mim", ressalta.

Mas a experiência do projeto pretende ir além dos espetáculos. Neste sábado (27), às 10h, no Espaço 7.8, no centro da capital paulista, o grupo abre as portas de seu processo criativo com a "Imersão M.O.T.I.M". Na programação, um debate feminista com oficinas e palestras que pretendem transformar o ambiente em um lugar de aprendizado e inspiração para novos projetos. O evento é destinado para homens e mulheres. "Nós acreditamos que somos um equilíbrio entre feminino e masculino, e somos, ainda, uma sociedade bastante patriarcal. Precisamos todos, falar, fazer, estudar, ser feminismo e, assim equilibrar a balança num breve futuro", conclui Fabiana.

Serviço

Imersão M.O.T.I.M

Quando: sábado, 27 de abril, das 10h às 20h

Local: Espaço 7.8 - Rua da Consolação, 1681, Consolação, São Paulo - SP 

Idade mínima: 16 anos

Ingressos: Palestras, R$ 20; aulas, R$ 50

Venda de ingressos pelo e-mail: motim.ingressos@gmail.com

COMENTÁRIOS dos leitores