Grupo promove ação para evitar fechamento do Paço do Frevo

Através do movimento 'Abraço ao Paço', diversas pessoas se reuniram no Bairro do Recife para declarar a importância do espaço cultural

por Paulo Uchôa seg, 03/12/2018 - 12:36
Afonso Oliveira/Divulgação Grupo se reuniu nesse domingo (2) para 'abraçar o Paço do Frevo' como forma de reivindicação Afonso Oliveira/Divulgação

Pernambucanos foram pegos de surpresa, no dia 13 de novembro, com a notícia de que o Paço do Frevo, localizado no Bairro do Recife, estaria pronto para fechar suas portas. Um dia após o comunicado da Prefeitura do Recife dizer que o espaço cultural passaria a ter horário reduzido para visitação, por conta do encerramento do contrato com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), antiga administração do Paço, várias pessoas reagiram indignadas com o rumo da decisão.

No último domingo (2), nomes ligados à arte de Pernambuco, como a cantora e bailarina Flaira Ferro e o Maestro Ademir Araújo, participaram de um movimento em frente ao Paço do Frevo para ratificar a importância do local para os moradores da cidade e turistas. Em entrevista ao LeiaJá, a bailarina e cantora Maria Flor, uma das organizadoras da ação "Abraço ao Paço", lamenta os problemas envolvendo o lugar.

"O Paço do Frevo é um espaço que tinha muitas atividades, entre shows, aulas, encontros de pesquisadores, reunindo pessoas de todas as áreas do Frevo. Era um espaço onde as pessoas marcavam encontros, apesar de ser um centro de referência. Você entrava e tinha uma energia bonita, que tirava você de qualquer estado de tristeza. Hoje em dia é o contrário. Quando você entra está aquele breu", disse.

Sobre o evento realizado na tarde desse domingo, Maria Flor afirmou que o grupo envolvido na ação estava unido em prol da abertura do Paço. "Quem esteve no evento defende o frevo com muita força e resistência. O frevo está dentro de cada um de nós. Fomos abraçar a nossa casa", explica.

No intuito de chamar a atenção de quem passava por perto, como forma de reivindicação, o evento "Abraço ao Paço" contou com uma aula do Mestre Wilson Aguiar, do grupo Brincantes das Ladeiras, além da realização de atividades, a exemplo de oficinas, rodas de diálogos e palestras. 

LeiaJá também

--> Prefeitura do Recife descarta fechamento do Paço do Frevo

COMENTÁRIOS dos leitores