Seis dicas de presentes culturais para o Dia das Crianças

Confira estas sugestões para dar um presente que pode ir além da data comercial

por Paula Brasileiro qua, 10/10/2018 - 10:10
Pixabay Um presente cultural pode ir muito além do Dia das Crianças Pixabay

Que as crianças adoram ganhar brinquedos, isso todos já sabem. Mas que tal inovar neste Dia das Crianças e presenteá-las com algo que pode ir além desta data? Presentes culturais podem ampliar a visão de mundo dos pequenos, trazendo novos conhecimentos, experiências e, às vezes, até novos amigos. Confira esta lista com algumas dicas para fazer diferente este ano e marcar a vida do seu pequeno.

Livros

Nada melhor do que estimular o hábito da leitura, desde pequenininho, para formar futuros leitores e cidadãos com senso crítico. Livros infantis são uma ótima pedida para presentear no Dia das Crianças e são presentes que podem durar por um longo tempo. Dentre as inúmeras opções há os clássicos de Monteiro Lobato, uma coletânea de lendas brasileiras contadas pela Turma da Mônica, a estreia do rapper Emicida na literatura infantil com o livro Amoras e até os volumes da saga do bruxinho Harry Potter.

Discos

Música é algo que transcende os limites de faixa etária e consegue agradar a todos. Em tempos de plataformas de streaming, é difícil encontrar quem ainda procure discos no formato físico, vinis ou CDs, mas um presente desse tipo pode ser marcante e pode ser uma grata viagem pelo túnel do tempo para aqueles que já nasceram na era digital. Além de coletâneas com clássicos do rock mundial repaginados para os pequenos, existem várias bandas legais que tocam especialmente para eles, como Pequeno Cidadão; Palavra Cantada; os projetos infantis de Zeca Balero, Adriana Calcanhoto e das bandas Pato Fú e Leões de Israel.

Embed:

Teatro

Que tal levar a criançada para o teatro? Uma peça infantil, um musical ou até mesmo o concerto de uma orquestra podem ser uma experiência inesquecível, além de estimular o interesse dos pequenos para as artes cênicas.

Passeios temáticos

Outra boa opção é montar um roteiro pelos museus da sua cidade para que a molecada possa conhecê-los. Um museu pode oferecer um mundo de descobertas para as crianças e vale a pena mostrar para eles que este não é um passeio só de escola. As famílias podem se divertir bastante, e aprender juntas, indo a estes equipamentos culturais. Além disso, existem aqueles pontos turísticos nas cidades, cheios de histórias e memórias, que valem a pena um passeio com calma para serem contemplados.

Instrumentos musicais

Ótima oportunidade para descobrir os músicos que estão escondidos em casa. Presentear com um instrumento musical pode ser, além de divertido, uma chance de oferecer novos aprendizados e o desenvolvimento de habilidades que podem estar ainda escondidas.

Cursos

O presente do Dia das Crianças pode ir além da data em que se comemora ele. Que tal procurar um curso bacana para o seu pequeno aprender coisas novas. Teatro, música, culinária, customização de roupas, artesanato e tantos outros temas que podem interessar a garotada, além de ficar para a toda vida também vai aumentar seu  círculo de amizades.

COMENTÁRIOS dos leitores