Velório do Mestre Afonso é realizado em Olinda

O sepultamento também será nesta segunda, a partir das 16h30, no Cemitério de Beberibe

por Elaine Guimarães seg, 16/04/2018 - 13:42
LeiaJáImagens Afonso Aguiar , de 70 anos, estava à frente do Leão Coroado desde 1997 LeiaJáImagens

A despedida do Mestre Afonso, do Maracatu Leão Coroado, falecido no último domingo (15), começou na manhã desta segunda-feira (16). A cerimônia iniciou às 10h nano Terreiro de Mestre Afonso, localizada no Alto Nova Olinda. O sepultamento também será nesta segunda, a partir das 16h30, no Cemitério de Beberibe.

À frente do Leão Coroado desde 1997, Afonso Aguiar, de 70 anos, sofreu um infarto na noite do domingo durante um toque para Oxum. Batuqueiros de várias nações prestaram homenagens ao mestre. Por meio de nota, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, lamentou a morte. "Eu me solidarizo com os familiares e amigos deste homem que levou o nome da nossa cidade para o mundo", disse.

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), também por nota, ressaltaram a importância cultural do Mestre. "Agradecidos por sua enorme dedicação à cultura pernambucana, lamentamos profundamente esta partida e nos solidarizamos com familiares e integrantes do Maracatu Leão Coroado. Que seus ensinamentos e seu exemplo clareiem nosso caminho e nos animem no desafio de resistir, de lutar sempre pela preservação dos nossos bens culturais. Mestre Afonso, presente!".

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores