Morre Milos Forman, diretor de 'Um Estranho no Ninho'

Cineasta tcheco morreu aos 86 anos cercado por sua família e amigos mais próximos

por Nathália Guimarães sab, 14/04/2018 - 11:27
AFP Milos Forman recebe o Oscar Academy Awards em 1985 por ''Amadeus'' AFP

O cineasta tcheco Milos Forman, conhecido pelos clássicos "Um Estranho no Ninho" e "Amadeus", morreu nesta sexta-feira (13) aos 86 anos nos EUA, informou agência de notícias CTK. Sua esposa informou que ele faleceu cercado por sua família e amigos mais próximos.

Natural do que era então a Tchecoslováquia, Forman estudou cinema em Praga e chegou aos EUA no final dos anos 1960 como um jovem cineasta cuja tendência satírica era pouco bem-vinda em sua terra natal após a invasão soviética de 1968.

Ele tinha feito apenas um filme americano quando foi contratado para dirigir a adaptação do romance homônimo de Ken Kesey "Um Estranho no Ninho". O filme, de 1975, se provou um grande sucesso crítico e comercial, tendo o ator Jack Nicholson como protagonista.

O longa venceu cinco categorias do Oscar Academy Awards inclusive as de melhores roteiro adaptado, diretor e filme. Depois fez "Amadeus", seu segundo longa de maior sucesso, que também lhe rendeu uma estatueta. Outros trabalhos de destaque em sua filmografia são "O Povo contra Larry Flint", "O Mundo de Andy" e "Sombras de Goya".

COMENTÁRIOS dos leitores