Jornalista da Globo lança livro sobra a história de Jesus

Correspondente internacional Rodrigo Alvarez escreveu a biografia do "homem mais amado do mundo" a partir de documentos recentemente descobertos

por João Paulo Jussara qui, 05/04/2018 - 16:59

“Jesus – O homem mais amado da história” é o livro mais recente de Rodrigo Alvarez, autor laico brasileiro que mais vende livros sobre religião no país. Na noite da última segunda-feira (2), o escritor e jornalista carioca esteve no Pará para o lançamento da obra, em uma sessão de autógrafos realizada na livraria Saraiva, localizada no Boulevard Shopping, em Belém.

O livro é uma biografia de Jesus Cristo, escrita sob uma perspectiva mais atual, a partir de documentos descobertos recentemente e de registros arqueológicos antigos, como manuscritos, cartas, evangelhos, tratados, livros, profecias e pergaminhos. Para realizar a obra, Rodrigo morou durante três anos em Jerusalém, e viajou pelos mesmos lugares que o profeta, reconstituindo seus passos.

Em entrevista ao portal LeiaJá Pará, o autor contou que o maior desafio para escrever o livro foi separar aquilo que realmente tem valor histórico, diante de tudo o que já foi contado sobre Jesus. “A pesquisa de campo é fundamental. Eu acredito em um livro que é feito por um autor que vai ao lugar, que conhece o personagem. Quando ele vive aquela história, tem muito mais capacidade para contá-la”, disse.

A pesquisa de campo foi extensa e detalhada. O jornalista visitou o Sepulcro de Jesus, a Gruta da Natividade em Belém, além de viajar até a Turquia, Nazaré, Jordânia, Chipre, Mar Morto e Rio Jordão. Caminhou pelos mesmos desertos, pisou sobre as mesmas pedras, meditou sob as mesmas montanhas, tomou banho no mar da Galileia e subiu ao monte onde a tradição afirma que Jesus fez seu sermão inaugural.

A paraense Ayumy Carvalho é fã do escritor, e foi à livraria pedir que ele autografasse seu exemplar do livro. Ela falou sobre a expectativa para ler a obra. “Esse livro é especial, porque ele (Rodrigo) fez uma viagem maravilhosa, esteve nos mesmos lugares que Jesus, e conseguiu transmitir essas experiências ao leitor”, afirmou.

Quem também prestigiou o lançamento do livro foi o escritor, compositor e poeta paraibano Luiz Peixoto Ramos, que mora em Belém e é mais conhecido pelo personagem que encarna, “Jabutigão”, um jabuti contador de histórias infantis. Luiz afirmou que está ansioso para ler a obra. “A expectativa é grande, porque se trata do homem mais importante da história. Eu cheguei de manhã, comprei três livros do autor, e consegui o autógrafo. Fiquei muito feliz”, finalizou o artista.

Segundo Rodrigo, a obra é dedicada aos seguidores de todas as religiões, e aos que não seguem nenhuma. O escritor, que é jornalista correspondente da Rede Globo na Europa, com base em Berlim, na Alemanha, começou a pesquisar temas religiosos em 2011, e desde então emplacou best-sellers como "Aparecida" e "Humano Demais".

COMENTÁRIOS dos leitores