Peça com atriz trans cancelada em SP chega a Porto Alegre

Justiça gaúcha nega pedido de cancelamento da apresentação em festival internacional de artes cênicas

por Wagner Silva qua, 20/09/2017 - 16:27

A peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, barrada por decisão judicial por ter uma transexual no papel principal, será encenada no 24º Porto Alegre em cena, festival internacional de artes cênicas que acontece todos os anos na capital gaúcha. Ontem (19), a Justiça do Rio Grande do Sul negou o pedido de cancelamento da apresentação, que foi pedido pelo advogado Pedro Lagomarcine.

O juiz José Antônio Coitinho declarou que a liberdade de expressão não pode ser negada ao grupo teatral. “Não se pode censurar a peça sob argumento de que estamos em desacordo com seu conteúdo. A liberdade de expressão tem de ser garantida e não cerceada - pelo Judiciário. Censurar arte é censurar pensamento e censurar pensamento é impedir desenvolvimento humano'', disse o magistrado.

A montagem traz o cotidiano de Jesus Cristo para os dias atuais, interpretado pela atriz Renata Carvalho. O espetáculo seria apresentado no Sesc Jundiaí na semana passada e a atriz foi informada da decisão faltando uma hora e meia para o início da peça, quando ela estava se maquiando para encenar o monólogo.

COMENTÁRIOS dos leitores